Atualidade

D. Manuel Clemente vai ser cardeal em fevereiro

D. Manuel Clemente vai ser cardeal a partir de fevereiro, avança a Agência Ecclesia. O Patriarca de Lisboa foi um dos eleitos do Papa Francisco para os 15 cardeais eleitores, que inclui ainda nomes de 14 países, tendo sido também nomeados cinco cardeais não-eleitores.

O novo cargo do Patriarca deverá ser assumido a 14 ou 15 de fevereiro, aquando do consistório para a criação de novos cardeais, que terá lugar no Vaticano. D. Manuel Clemente vai passar a integrar “um colégio peculiar, ao qual compete providenciar à eleição do Romano Pontífice (Papa)”, tendo como função ser “um conselheiro específico que pode ser consultado em determinados assuntos quando o Papa o desejar, pessoal ou colegialmente”, lê-se no site da agência.

Neste momento, existem 110 cardeais eleitores, dos quais menos de metade provém da Europa (52). Segue-se a América (33, dos quais 17 são do Norte e 16 latino-americanos), África (13), Ásia (11) e Oceânia (1).

Portugal estava representado no Colégio Cardinalício até agora por D. José Saraiva Martins e D. Manuel Monteiro de Castro.

Segundo a Agência Ecclesia este é o segundo consistório do atual pontificado, após a criação de 19 cardeais, entre os quais 16 eleitores, a 22 de Fevereiro de 2014.

D. Manuel Clemente