Atualidade

Papa responde a perguntas de crianças no seu primeiro livro infantil

As respostas do Papa a cartas de crianças de todo o mundo, incluindo o português João, de 10 anos, vão ser lançadas em livro na próxima terça-feira, dia 1 de março, com o título “Querido Papa Francisco”.

As cartas apresentadas no livro, remetidas por crianças dos seis aos 13 anos, dos cinco continentes, pedem ajuda ao Papa, conselhos, respostas às suas dúvidas e explicações sobre o sentido da fé e da existência.

“O Papa Francisco responde com palavras simples e extraordinariamente íntimas, como um pai extremoso, acolhendo e confiando aos mais pequenos a sua reflexão sobre a vida e sobre a fé”, lê-se na apresentação da obra. Cada questão do livro está acompanhada de um desenho, também feito por crianças.

Francisco aborda, entre outros temas, o sofrimento das crianças, em resposta a um rapaz norte-americano de sete anos: “Ainda não consegui entender porque é que as crianças sofrem. Para mim é um mistério. Não sei dar uma explicação. Interrogo-me sobre isso. Rezo sobre esta pergunta: porque é que as crianças sofrem? É o meu coração que põe a pergunta. Jesus chorou, e chorando compreendeu os nossos dramas. Eu procuro compreender”.

A ideia foi proposta ao Papa em maio do ano passado, pela Loyola Press. Desde então foram recolhidas 259 cartas de 26 países, incluindo, além de Portugal, Albânia, China, Nigéria, Filipinas e escolas provisórias que acolhem refugiados sírios.

Numa primeira fase, o livro vai ser lançado em Itália, Espanha, México, Polónia, Indonésia, Filipinas e Índia. Ainda não há uma data definida para a publicação em língua portuguesa.