Lifestyle

Receita: Leite-creme com frutos secos

A época natalícia é propícia ao consumo de sobremesas. No entanto, o chefe Hernani Ermida dá alguns truques para minimizar os riscos do seu consumo, como reduzir as porções, adicionar leite, cereais integrais ou frutos secos (como as nozes, os pinhões ou as amêndoas) – que permitem reduzir o índice glicémico dos açúcares mais simples e assim reduzir também os seus malefícios.

Aproveitar a canela para aromatizar o que comemos também é sempre uma boa opção, já que assim reduzimos o teor de açúcar consumido. A integração das sobremesas doces nas refeições principais, e beber água a acompanhar, ajuda também a que a saúde fique menos afetada, tal como saborear lentamente, e junto de amigos, como é tradição nas refeições festivas do mediterrâneo.

Assim, fica aqui a sugestão do chefe de um Leite-creme com frutos secos:

Ingredientes (1 pessoa)
6 dl Leite
1 Limão – Um pedacinho de casca
1 Pau de canela
100 gr Açúcar
3 Gemas de ovo
30 gr Amido de milho
60 gr Mistura de frutos secos – Miolo de nozes picadas, amêndoa laminada torrada e pinhões
Açúcar para queimar q.b.

Modo de preparação:
1 – Leve ao lume um tacho com o leite, a casca do limão e o pau de canela. Deixe ferver e depois desligue o lume. Deixe arrefecer.
2 – Numa tigela, misture o açúcar e as gemas e mexa bem. Junte o amido, misture e junte o leite do tacho.
3 – Mexa muito e deite de novo a mistura no tacho passada pelo coador de rede. Leve ao lume, mexendo sempre até ferver retire do lume. Junte os frutos e misture.
4 – Divida por taças e deixe arrefecer. Antes de servir, polvilhe com um pouco de açúcar e queime (se preferir, sirva polvilhado com canela em pó) e decore com amêndoa laminada torrada.

leite creme