Moda

Quem será o novo diretor criativo da Gucci?

Frida Giannini deixou o cargo de diretora criativa da Gucci e agora o mundo da moda aguarda com expetativa o seu substituto ou substituta.

Hedi Slimane, Riccardo Tisci e Joseph Altuzarra são os nomes apontados para o lugar. Mas ao que parece Hedi é o candidato mais forte. O designer está na Saint Laurent há apenas dois anos, e a casa anunciou, este outubro, uma subida de 28% nos lucros.

Já Ricardo Tisci tem experiência em fazer renascer marcas com décadas de história, como foi o caso da Givenchy, onde ocupa o cargo de diretor criativo. Desde que chegou à maison, Tisci, com a sua rebeldia, revolucionou as propostas da marca e triplicou os clientes de alta costura. A mudança deu frutos, em 2013 a marca obteve lucros de 200 milhões de dólares, está em plena expansão na Ásia e tem mais de 70 lojas espalhadas por todo o mundo.

Também Joseph Altuzarra tem pontos a seu favor. O estilista está à frente da sua própria marca, desde 2008, e chegou a ser comparado a Tom Ford. Trabalhou com Ricardo Tisci e no currículo conta com os prémios CFDA e Woolmark, este último foi já entregue a Yves Saint Laurent e Karl Lagerfeld.

Por todos estes motivos a escolha de Marco Bizzarri, presidente da Gucci, não se adivinha nada fácil.

Giannini ausentar-se-á definitivamente da marca italiana apenas no fim de fevereiro, sendo pouco provável existir um anúncio oficial do novo direitor criativo da Gucci ainda este ano. Frida Giannini esteve 12 anos à frente das criações da marca italiana. A estilista apresentará a sua última coleção – outono/inverno 2015/16 –  no próximo dia 25 de fevereiro.

gucci