Cultura

Manoel de Oliveira faz hoje 106 anos

O realizador português Manoel de Oliveira completa hoje, dia 11 de dezembro, o 106º aniversário. O dia será passado, como é usual, junto da sua família. “Espera-se que ele consiga soprar 106 velas. Vai haver festa em casa da família e o Manoel vai ser o último a sair, de certeza” contou com orgulho o neto, Ricardo Trêpa, à Move Notícias.

A sua aventura cinematográfica iniciou-se com “Douro, Faina Fluvial”, em 1931 e desde aí já esteve ligado a mais de 60 filmes.

A data é mote para a realização de várias iniciativas em homenagem ao cineasta português. Em dia de aniversário Manoel de Oliveira estreia nos cinemas a sua mais recente obra, a curta-metragem “O Velho do Restelo”, que reúne num banco de jardim do século XXI personagens de escritores históricos: Dom Quixote, Luís Vaz de Camões, Teixeira de Pascoaes e Camilo Castelo Branco. Além disso, regressam às salas de cinema três filmes relacionados com o Porto, cidade natal do realizador: “Douro, Faina Fluvial” (1931), “O Pintor e a Cidade” (1956), “Painéis de São Vicente de Fora – Visão Poética” (2010).

A dois dias de comemorar 106 anos de vida, o realizador foi condecorado com a Legião de Honra francesa pela sua carreira ao serviço do cinema e da cultura. Numa cerimónia que decorreu no Museu de Serralves, no Porto, na terça-feira, dia 9, Manoel de Oliveira mostrou-se feliz com a distinção. “É para mim uma grande honra receber, da parte da França, esta distinção”, afirmou, em francês, antes de agradecer à França e de dizer “Viva o cinema” perante a plateia, que incluía o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o realizador João Botelho.

O embaixador francês em Portugal descreveu o percurso do cineasta como “fora do comum” e marcado por laços de amizade com aquele país. Jean-François Blarel salientou as ligações francófonas de Manoel de Oliveira, mostrando “orgulho por parte da sua obra ter sido realizada em França” e em francês, lembrando as diversas distinções que o realizador português já recebeu ao longo da carreira.

O cineasta esteve rodeado da família neste dia especial e recebeu um beijo da mulher, Maria Isabel Brandão de Meneses de Almeida Carvalhais, de 96 anos, com quem está casado 74 anos.

Fotos: José Gageiro/ Lumeworld.com