Atualidade

Hoje é o dia mais curto do ano

A estação mais fria do ano, o inverno, chega este domingo, dia 21, sem chuva, mas com temperaturas que podem atingir valores negativos na região interior norte, com valores máximos que não irão além dos 19 graus (arquipélago da Madeira), segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O solstício de inverno é também o dia mais curto do ano. O sol nasceu às 7h51 e vai pôr-se às 17h19. Agora, os dias vão ser gradualmente maiores. Daqui por uma semana o sol já se põe quatro minutos mais tarde.

O solstício (do latim Solstitium, associado à ideia de que o sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu) é o momento em que o sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, como explica o Observatório Astronómico de Lisboa.

Desde a antiguidade que se celebra o solstício, estando o Natal relacionado com a cristianização dessa festa tradicional, que simbolizava o renascimento, o reinício, o sol e o momento em que a luz vencia a escuridão, porque a partir daí os dias iam voltar a ser maiores.

Na história não faltam referências ao solstício de inverno, uma data importante na Roma antiga ou na Europa pré-cristã, nem cerimónias para o assinalar ainda hoje, da China aos países da América do Sul. Em Portugal, uma tradição que ainda se mantém na zona de Bragança, dos caretos ou “festa dos rapazes”, é uma festa do solstício de inverno.

As festas pagãs que tradicionalmente se faziam para comemorar o solstício de inverno e honrar o sol terão, a partir do século IV, sido associadas ao Natal, uma festa cristã que assinala o nascimento de Jesus.

O inverno vai ficar por 89 dias, até ao próximo equinócio, da primavera. Chegará a 20 de março, às 22h45, numa noite tão grande como o dia.

inverno