Cultura

Emirados Árabes Unidos baniu o filme “Exodus”

O filme de Ridley Scott, com Christian Bale no papel de Moisés, não está a ser bem recebido em todo o lado. Depois de o Egito e Marrocos terem optado por banir “Exodus: Deuses e Reis” – ainda em exibição nos cinemas portugueses –, agora foi a vez dos Emirados Árabes Unidos tomarem a mesma decisão.

O filme conta a história do profeta Moisés, que desafiou o faraó egípcio Ramsés, libertanto o seu povo. O filme, que já tinha sido banido no Egito por “imprecisões históricas” e em Marrocos porque continha uma representação de Deus proibida segundo interpretação da lei islâmica”, contou agora com destino igual nos Emirados Árabes Unidos.

As “imprecisões” estão novamente na origem da decisão das autoridades do país. Desta vez, porém, não se tratam de imprecisões históricas mas sim religiosas.

“Este filme está sob avaliação e descobrimos que há muitos erros não só sobre o Islão mas sobre outras religiões também”, explicou à “Gulf News” Juma Obeid Al Leem, um responsável da National Media Council, uma autoridade no país que se debruça sobre conteúdos audiovisuais, não especificando, no entanto, que cenas terão levado à decisão.

Exodus Cartaz