Cultura

Chick Corea e Herbie Hancock juntos no Cooljazz

Os pianistas norte-americanos Chick Corea e Herbie Hancock atuam juntos no Festival Cooljazz, no dia 19 de julho do próximo ano, nos jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras.

“Chick Corea & Herbie Hancock fazem um dueto em piano acústico, trazendo para Portugal um dos mais cobiçados espetáculos de jazz da atualidade, no âmbito de uma restrita digressão europeia”, lê-se no comunicado da organização.

Herbie Hancock e Chick Corea contam cada um, com uma carreira de cerca de 50 anos, construindo percursos a que a crítica musical sempre se referiu como de inovação artística do piano.

“Desde a participação nas ‘big bands’ de Miles Davis, nos anos 1960, passando pelos grandes concertos e sucessos, respetivamente, com os Headhunters e ‘Return to Forever’, nos anos 1970, e pelos muitos prémios de música ganhos, Hancock e Corea estão entre as influências mais importantes no jazz do nosso tempo”, afirma o mesmo documento, que se refere ao concerto em Oeiras como “um raro e histórico” acontecimento com “duas realezas do jazz”.

O guitarrista Mark Knopfler é outro nome já confirmado no cartaz do Festival Cooljazz do próximo ano.

No ano passado, o Festival edpcooljazz registou a entrada de 25 mil pessoas, segundo dados da organização. Do seu cartaz fizeram parte, entre outros, Ana Moura, Mariza, Ricardo Ribeiro, Gregory Porter, Suzanne Vega e os Buena Vista Social Clube, com Omara Portuondo.

chickcoreakjarret