Atualidade

Cantora Sarah Brightman viajará para o espaço em setembro de 2015

A cantora britânica Sarah Brightman viajará até à Estação Espacial Internacional (ISS) em setembro de 2015, anunciou esta segunda-feira, dia 15, Oleg Ostapenko, chefe da agência espacial russa, Roscosmos.

“No início do próximo ano, Brightman começará a instrução de voo”, disse Ostapenko em conferência de imprensa. A princípio, os treinos terão seis meses de duração e os participantes serão obrigados a viver permanentemente no Centro de Treino de Cosmonautas Yuri Gagarin, situado nos arredores de Moscovo, por isso a artista terá que fazer uma pausa na sua carreira musical.

Sarah viajará a bordo de uma nave Soyuz russa a partir da base cazaque de Baikonur acompanhada de dois cosmonautas – o russo Sergei Volkov e o dinamarquês Andreas Mogensen – e permanecerá na plataforma orbital durante dez dias.

Se superar o período de instrução, a britânica transformar-se-á na oitava turista espacial da história e a primeira desde que em setembro de 2009 voou à ISS o canadiano Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil.

Se a cantora voar, já terá 55 anos, por isso tornar-se-á numa das pessoas mais velhas a viajar para o espaço.

Sarah Brightman