Atualidade

Diretores do Novo Banco constituídos arguidos

Os diretores do Novo Banco, cujo presidente é Eduardo Stock da Cunha, foram constituídos arguidos após as buscas policiais feitas na quinta-feira, dia 27, na sede do Banco Espírito Santo (BES), bem como nos escritórios e casas de Ricardo Salgado e outros ex-administradores da entidade bancária que deu origem ao Novo Banco.

As autoridades apreenderam cinco milhões de documentos que estavam nas instalações informáticas do Novo Banco, no Tagus Park. Estes documentos vão permitir a  análise de suspeitas que recaem sobre gestores e altos quadros.

O jornal “Público” indica que o mandado de buscas do Tribunal Central de Instrução Criminal, assinado pelo juiz Carlos Alexandre, se dirigiu não apenas ao edifício onde funcionava o antigo BES como à sede e às instalações informáticas do banco que ficou com os ativos bons da instituição liderada por Ricardo Salgado.

O Ministério Público está a investigar indícios de um eventual esquema de financiamento e ocultação de dívida do Grupo Espírito Santo (GES) e suspeitas de recurso a um saco azul, o ES Enterprise, usado para pagamentos não documentados dentro do grupo.

A compra à ESCOM de cerca de 30% das três Torres de Luanda em construção – e posterior revenda –, assim como a dívida do universo empresarial do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, ao BES estão também sob análise.

NovoBanco