Televisão

“What’s Up”: A Moda nacional para o mundo

Há oito meses a APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos) iniciou um novo projeto, desta vez na área da televisão. O programa “What’s Up – Olhar a Moda” é emitido na RTP2 ao sábado à noite e tornou-se um sucesso. “No último mês foi o segundo programa mais visto na RTP2”, contou à Move Notícias Paulo Gonçalves, responsável pela comunicação da associação.

O objetivo do formato, que há quatro meses é apresentado por Ana Viriato, não é só dar a conhecer o que se faz em Portugal na indústria do calçado. “Também mostramos o trabalho dos nossos estilistas, temos notícias de lifestyle e, ao mesmo tempo, divulgamos a nossa portugalidade”, explicou. Isto porque o “What’s Up” é gravado em vários locais pelo país fora, como o Douro, a Serra do Gerês, entre outros.

JMO_5970 copy

A APPICAPS fez uma parceria com a RTP para a emissão do programa, que é totalmente produzido pela associação, e actualmente “What’s Up” só não é transmitido na RTP1. “Isso significa que podemos mostrar a moda portuguesa além-fronteiras, através da RTP Internacional”, acrescentou. Paulo Gonçalves diz que tudo é realizado em total sintonia com o canal público, até porque “tem que ir de encontro aos parâmetros da RTP”. “Acho que este programa é um exemplo de serviço público de qualidade e a prova que é possível criar parcerias com a sociedade civil”, acrescentou.

Uma equipa de pouco mais de seis pessoas está na produção do programa, que, assim que emitido na RTP2 é legendado e enviado para empresas do calçado e da moda espalhadas por esse mundo fora. “Esta é também uma forma dos criadores portugueses conseguirem mostrar o seu trabalho a potenciais clientes”, explicou.

JMO_6046 copy
O feedback tanto do público como das pessoas ligadas à moda tem sido “muito positivo” e a produção do programa “tem valido muito a pena” assegurou Paulo Gonçalves.

Sempre a par da atualidade da moda portuguesa, a equipa do “What’s Up” esteve na ModaLisboa a conhecer e divulgar as tendências das estações mais quentes do próximo ano, sob a perspectiva dos criadores portugueses.

unnamed (2)

Fotos: José Gageiro