Cultura

Várias iniciativas assinalam hoje o Dia Mundial da Música

O Dia Mundial da Música foi oficializado pelo Conselho Internacional da Música, organização não-governamental apoiada pela UNESCO, celebra-se desde 1975, tendo sido uma iniciativa do violinista Yehudi Menuhin, na época presidente daquele conselho.

Para celebrar a data hoje realizam-se por todo o país várias iniciativas. No Museu da Música, em Lisboa, Pavel Gomziakov interpretará com violoncelo Stradivarius, que foi do rei D. Luís, peças de Johann Sebastian Bach, Franz Liszt e César Franck, acompanhado pela pianista Jill Lawson.

Ainda no Museu da Música é inaugurada a exposição “Sax Inspiration, Mélodies Graphiques”, que celebra o centenário do nascimento do construtor belga de instrumentos Adolphe Sax, inventor do saxofone.

Em Guimarães, realiza-se um concerto da Orquestra do Norte acompanhada ao piano por Artur Pizarro, sob a batuta de Nuno Côrte-Real. No concerto, em homenagem à pianista Helena Sá e Costa serão interpretadas obras de Mendelssohn e Beethoven.

Em Coimbra, no Pavilhão de Portugal, a Orquestra Clássica do Centro, sob a direção de David Wyn Lloyd, atua com o concertino Peter Fisher. O programa do concerto é constituído por “Romance em Fá Maior”, de Beethoven para violino e orquestra, “Summer Night on the River”, de Frederick Delius, e a Sinfonia n.º 38, “Praga”, de Mozart.

Em Faro, no Teatro das Figuras, sobe ao palco o pianista e compositor António Pinho Vargas, que irá interpretar peças suas dos volumes “Dinky Toys e outras histórias” e “Twin Peaks e outras histórias”.

O previsto concerto no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira pelo Quarteto de Guitarras de Lisboa, foi “cancelado, por motivo de doença de um dos elementos”, informou a câmara vilafranquense.

musica