Atualidade

Caras conhecidas juntam-se ao projeto Amazonia Live

Foi ontem, dia 14 de abril, apresentado na Academia de Golfe do Estádio Universitário, em Lisboa, o projeto Amazonia Live – o primeiro projeto social do Rock in Rio de âmbito global. Ao lado de Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio, as embaixadoras Rita Pereira, Cláudia Vieira, e Vanessa Oliveira falaram sobre o seu envolvimento na causa e das suas preocupações para com o ambiente.

Atendendo ao problema efetivo das alterações climáticas e ao impacto ambiental que a floresta amazónica tem em todo o mundo, as três personalidades abraçaram esta causa e vão, também elas, contribuir para a reflorestação da Amazónia, desafiando pelo caminho outras figuras públicas, amigos, familiares e fãs a juntarem-se a si na angariação de árvores a plantar, sensibilizando os portugueses para que cada um seja agente ativo, através das redes sociais, no combate às alterações climáticas através da sua própria mudança de comportamento.

Já foram conhecidos os primeiros nomes desafiados pelas embaixadoras, entre eles estão João Manzarra, Diogo Morgado, Fernanda Serrano e Sílvia Alberto. Estas personalidades vão receber, como ato simbólico, uma planta que deverão cuidar até ao momento em que for plantada.

Através do Amazonia Live, o Rock in Rio vai plantar 1 milhão de árvores na Amazónia. O Banco Mundial já reconheceu a importância global deste projeto e doou mais 1 milhão de árvores, e 100.000 árvores foram igualmente doadas por uma universidade brasileira que se associou ao projeto aquando do seu lançamento no Brasil, na semana passada. Ao dia de hoje, já foram alcançadas 2 milhões e 100 mil árvores.

O objetivo é, agora, chegar aos 3 milhões de árvores e, para tal, o Amazonia Live conta com o apoio de vários países, incluindo de todos os portugueses! Neste sentido, arrancou hoje a campanha de doações através das plataformas criadas para o efeito. Com menos de 1€, os portugueses poderão contribuir com uma árvore, ajudando a aumentar a área reflorestada da Amazónia.

O projeto ficará, ainda, marcado por uma campanha publicitária protagonizada pelo ator Marcos Palmeira (alertando para a importância do consumo consciente dos recursos naturais do planeta) e por um concerto único no Rio Negro, em Manaus, dia 27 de agosto. Neste dia, o tenor lírico Plácido Domingo, o tenor Saulo Lucas e Ivete Sangalo vão subir a um palco flutuante, criado especificamente para este espetáculo, fazendo-se acompanhar pela Orquestra Sinfónica do Brasil. O espetáculo poderá ser visto em todo o mundo, através da transmissão live streaming.

Fotografias: Agência Zero