Saúde & bem-estar

Doenças relacionadas com o tabaco causam 6 milhões de mortes por ano

As doenças relacionadas com o tabaco causam 6 milhões de mortes por ano em todo o mundo, segundo revelou a consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS) Stella Bialous.

A especialista falou à Rádio ONU, de Moscovo, onde decorreu até sábado a 6ª Sessão da Conferência das Partes para a Convenção-Quadro para o Controlo do Tabaco. O tratado foi adoptado em 2003 e entrou em vigor em 2005.

“Foi o primeiro tratado das Nações Unidas negociado pela Organização Mundial da Saúde. (A adoção) foi motivada por um aumento muito significativo, muito grande, no número de mortes no mundo por doenças relacionadas com o tabaco. Hoje em dia são 6 milhões de mortes por ano ao redor do mundo e um aumento muito grande da penetração da indústria do tabaco em países subdesenvolvidos. Então, chegou-se à conclusão que com a globalização precisava-se também de uma medida globalizada para combater essa epidemia”, explicou.

De acordo com a especialista, desde a sua implementação, há quase dez anos, houve “avanços profundos” na área. Stella Bialous afirmou que esta é “uma Convenção das Nações Unidas com número maior e mais rápido de adesões, com quase 180 países”.

fumar