Saúde & bem-estar

Só beber ao fim de semana pode ser ainda mais prejudicial do que beber diariamente

Há quem beba álcool todos os dias, nem que seja um copo de vinho às refeições, outros optam por reservar o prazer de ingerir bebidas alcoólicas para o fim de semana, o que com conta, peso e medida, não é pecado mortal. O problema é quando se pensa que só se beber ao fim de semana é sinónimo de beber pela semana toda. O comportamento é tão comum que tem um nome: Beber Pesado Episódico (BPE).

As consequências podem ser mais graves do que imagina, principalmente quando a prática se torna frequente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o BPE pode ser definido como beber pelo menos 60 gramas ou mais (cerca de 5-6 doses) de álcool puro numa ocasião, pelo menos uma vez nos últimos 30 dias.

O BEP é um dos indicadores mais importantes na perceção das consequências do abuso de álcool. O comportamento afeta mais os homens do que as mulheres, embora alguns estudos alertem para o aumento da frequência da síndrome entre as mulheres. No caso delas, o termo pode ser usado quando ingerem mais do que quatro doses de álcool em cerca de duas horas, enquanto no caso dos homens, só se pode falar em beber pesado alcoólico ao fim de cinco ou mais doses.

Uma dose equivale a um copo de vinho, a um copo de cerveja ou a um “shot” de bebida destilada, o que torna evidente que quando se sai com amigos para um convívio de fim de semana facilmente se ultrapassam as doses tidas como “adequadas”.

Estima-se que em todo o mundo cerca de 7,5% das pessoas que bebem têm mensalmente BEP. Em regiões mais desenvolvidas, como a Europa e a América, o BEP é mais comum nos países mais pobres. Contrariamente, em regiões em desenvolvimento ou emergentes, como a África ou o Sudeste Asiático, nos países mais ricos há maior probabilidade de se verificar o consumo excessivo.

Escusado será dizer que beber descontroladamente pode acarretar consequências prejudiciais saúde e à segurança, como intoxicação, lesões, violência e acidentes de viação. A longo prazo, pode causar danos no fígado, nomeadamente cirrose, bem como noutros órgãos.

Além disso, beber demais em pouco tempo gera maior tolerância ao álcool, o que faz com que na próxima vez que beba precise de beber mais para obter o mesmo efeito, tal como acontece com certas drogas.

A escolha é do consumidor mas, pelo bem da saúde, mais vale o copo de vinho ou uma cerveja durante a semana do que dez ao fim de semana. Importa não esquecer que o consumo moderado é de até 14 doses por semana, no caso dos homens, e de até 7 doses por semana, no caso das mulheres.