Atualidade

Celebridades ameaçam Google com processo de 100 milhões de dólares por fotos íntimas

O escândalo da fuga de fotos de várias celebridades nuas, entre agosto e setembro, pode trazer sérios prejuízos ao Google. Representando algumas das celebridades afetadas, o advogado Marty Singer encaminhou para a empresa uma carta onde ameaça entrar com um processo de 100 milhões de dólares contra a empresa. As informações são da revista “Hollywood Reporter”, que publicou a carta na íntegra.

A carta chama a atenção para a “conduta desprezível e repreensível do Google, que não só falhou em remover rápida e responsavelmente as imagens, mas conscientemente acomodar, facilitar e perpetuar uma conduta ilegal”.

Segundo Singer, o Google não tem barrado prontamente as imagens, conforme deveria fazer pela lei norte-americana. “O Google (…) tem permitido imprudentemente que essas violações óbvias continuem, num descaso consciente pelos direitos dos nossas clientes”, escreve. Além de envolver o próprio sistema de buscas do Google, a carta ainda acusa a empresa por acomodar as fotos impróprias em produtos da empresa, como o Youtube e o Blogpost. “Se as suas mulheres, filhas ou familiares fossem vítimas de violações tão óbvias de direitos humanos básicos, com certeza teriam tomado uma medida apropriada. Mas como as vítimas são celebridades com direitos publicitários valiosos, não fazem nada – nada a não ser arrecadar milhões de dólares em anúncios dos seus parceiros co-conspiradores, procurando capitalizar em cima desse escândalo do que acabar com ele. (…) O Google fechou os olhos para sites que repetidamente exploram e vitimam essas mulheres”, acrescenta o advogado na carta.

No documento, não fica claro quais as celebridades que Singer representa.

O Google respondeu às acusações através de um porta-voz, segundo o site Deadline: “Removemos milhares de fotos, horas após os pedidos terem sido feitos, e fechamos centenas de contas. A Internet é usada para muitas coisas boas. Roubar fotos particulares não é uma delas”.

Recorde-se que várias celebridades foram afetadas, entres elas Kim Kardashian, Rihanna, Jennifer Lawrence ou Amber Heard.