Atualidade

Responsável pela divulgação de fotos de celebridades nuas declara-se culpado

Lembra-se das fotos de celebridades nuas que foram divulgadas na internet em 2014? Agora, quase dois anos depois do ocorrido, os procuradores do Ministério Público norte-americano anunciaram que o responsável por piratear as imagens se declarou culpado, no âmbito da investigação “Celebgate”.

Segundo responsáveis judiciais, Ryan Collins, de 36 anos, admitiu a existência de um esquema de “phishing” para obter fraudulentamente as palavras-passe de mais de cem pessoas, muitas delas estrelas de cinema, e depois usá-las para obter fotos delas nuas nas suas contas na “cloud”, um espaço de armazenamento de dados virtual acessível pela Internet.

Não há ainda provas de que Collins tenha publicado as fotos online e a investigação ainda prossegue. No entanto, a procuradoria-geral da República disse que Ryan acedeu a pelo menos 50 contas iCloud e 72 contas de Gmail, a maioria das quais pertencente a celebridades do sexo feminino.

O ministério público indicou que o acordo, que deve ainda ser aprovado por um juiz, pede uma pena de 18 meses de prisão efetiva para o arguido.

Recorde-se que Jennifer Lawrence e Kate Upton foram algumas das vítimas da divulgação das imagens.