Saúde & bem-estar

Exame de sangue poderá ajudar a diagnosticar psicose em estágios iniciais

Investigadores deram um passo importante para o desenvolvimento de um exame de sangue capaz de diagnosticar a psicose em estágios iniciais. Os resultados, ainda preliminares, foram publicados na revista “Schizophrenia Bulletin”.

A psicose envolve alucinações ou delírios, e define o desenvolvimento de transtornos mentais graves como a esquizofrenia, que afecta uma em cada 100 pessoas e tem um enorme impacto na vida do paciente e dos seus familiares.

O exame de sangue, desenvolvido por uma equipa da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, inclui uma selecção de 15 medidas de desequilíbrio do sistema imunológico e hormonal, além de indícios de stress oxidativo.

Esses padrões foram obtidos a partir da análise, com métodos de bioinformática, dos pacientes de um enorme estudo longitudinal feito na América, chamado de NAPLs, um esforço internacional voltado para mecanismos e factores de risco para desenvolvimento de transtornos psicóticos.

Uma das autoras do estudo, a professora de psiquiatria Diana Perkins, afirma que mais pesquisas são necessárias para tornar o teste disponível. Mas, os resultados mostram que, no futuro, será possível agir de forma preventiva nas crises psicóticas, o que representará um enorme avanço no tratamento da esquizofrenia.

sangue