Atualidade

Estado Islâmico ameaça atacar a Casa Branca através de vídeo

Parece um trailer de cinema para um filme. Os terroristas do grupo Estado Islâmico divulgaram um vídeo em que ameaçam atacar a Casa Branca e as tropas americanas. Foi a resposta da organização à estratégia traçada pelos EUA, nas palavras do presidente, para “degradar e destruir” a organização.

O vídeo termina com um “em breve”, como anúncio dos eventos futuros. Ao estilo do que se vê no cinema. As imagens mostram homens armados a apontar armas para reféns de joelhos e traz, ainda, uma imagem instável da Casa Branca, aparentemente filmada num veículo em movimento.

O vídeo foi lançado depois de autoridades militares americanas afirmarem que tropas do país se podem unir ao exército iraquiano em solo, na guerra contra o Estado Islâmico. A afirmação contradiz o que disse Obama no último dia 10. Às vésperas do 13º aniversário dos atentados do dia 11 de setembro, o presidente fez uma declaração à nação na qual anunciou sua estratégia, que implicaria a realização de ataques aéreos e o fortalecimento de tropas locais, como as do exército iraquiano, que se encarregariam do combate aos terroristas. “Os Estados Unidos não serão arrastados para uma nova guerra no Iraque”, afirmou Obama na ocasião, reforçando que não enviaria tropas para a linha de batalha.

A resposta do Estado Islâmico, intitulada “Chamas da Guerra”, inclui imagens de Obama no momento em que proferiu essa declaração.

Veja o vídeo.

http://youtu.be/Td9SyiIRHWs