Cultura

Douro Wine Fest promove vinhos e gastronomia

A primeira edição do Douro Wine Fest arranca na quinta-feira, dia 18, no Peso da Régua, com provas de vinhos, demonstrações culinárias e duelos de chefes que pretendem atrair visitantes e animar a região durante a festa das vindimas.

O evento, similar ao que já se realiza há três anos no Porto, sobe este ano pela primeira vez o rio Douro e instala-se no cais da Régua para promover a gastronomia e o vinho, um produto considerado “estratégico” para a região norte.

Organizado pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Câmara do Peso da Régua, o Douro Wine Fest prolonga-se até domingo, dia 21 de setembro, numa altura em que, um pouco por toda a região, se realizam as vindimas, aquela que é considerada a “festa” da mais antiga região demarcada do mundo.

A organização disse , em comunicado, que o evento pretende “atrair visitantes ao território”, tendo ainda como objetivo contribuir para “dinamizar a economia local e regional”.

Durante estes dias, o cais da Régua vai acolher vários stands para expositores, salas de provas e degustação, áreas lounge, zona para showcookings e workshops comentados, espaço para os mais novos, entre outras valências dedicadas às artes e à cultura em geral.

Para os quatro dias de festival estão previstas cerca de 50 ações.

O programa do Douro Wine Fest aposta nas ações vínicas e gastronómicas, com provas comentadas, demonstrações culinárias, aulas práticas e duelos de chefes, onde se fará a ligação das receitas aos vinhos do Douro,

Estão ainda programados duelos de chefes inesperados e enólogos improváveis, iniciativas em que figuras públicas ou personalidades conhecidas do grande público vão vestir o papel de chefe de cozinha ou de enólogo.

Estão também previstos concertos diários de grupos da região, festival folclórico e passagens de modelos de estilistas e criadores nacionais.

A entrada é livre, mas para aceder às provas de vinhos nos expositores, às provas comentadas e às ações gastronómicas, o visitante terá de adquirir um voucher, que custa cinco euros e contempla um copo oficial, cinco senhas de provas e três acessos às ações vínicas ou gastronómicas.

Douro Wine Fest

Tópicos: