Atualidade

Donos da Prada investigados por evasão fiscal

Miuccia Prada Bianchi e Patrizio Bertelli, líderes da marca de moda Prada, estão a ser investigados pelas autoridades italianas por evasão fiscal.

De acordo com a BBC, a investigação diz respeito a uma fuga de impostos, durante os dez anos em que a empresa esteve sediada no Luxemburgo.

A própria marca já admitiu, esta segunda-feira, a investigação, referindo que os donos da marca estão a ser investigados “sobre a precisão de alguns registos fiscais pessoais do passado, relacionados com empresas de capital estrangeiro”. As contas da empresa ou das suas subsidiárias não estão envolvidas no caso, garante.

“O procedimento segue a divulgação voluntária feita por Miuccia Prada Bianchi e Patrizio Bertelli, que resultou, em dezembro de 2013, num acordo entre eles e a Autoridade Tributária Italiana. Este acordo satisfez completamente as reivindicações da Autoridade Tributária Italiana”, pode ler-se num comunicado emitido pela empresa.

Este levantamento das autoridades italianas segue as novas normas de “divulgação voluntária” no país, que pretendem encorajar as empresas a voltarem de paraísos fiscais como o Luxemburgo ou Suíça e a ingressarem no regime fiscal italiano.

Miuccia e Patrizio Prada