Televisão

Temporada dos tubarões no Discovery Channel

Os tubarões mais extraordinários, mortíferos e desconhecidos que habitam os nossos oceanos chegam em setembro ao Discovery Channel para mostrar aos espetadores porque são os reis do mar. A partir de 5 de setembro, e durante todo o mês, o Discovery Channel vai até ao fundo do mar para oferecer os documentários mais reveladores sobre esta temida criatura.

Desde o grego Heródoto e as 20.000 léguas submarinas de Julio Verne até ao “Tubarão” com que Spielberg espalhou o terror no grande ecrã. Os tubarões são um dos animais mais representados no cinema e na literatura e são, de longe, os mais estigmatizados. No entanto, o mediatismo que estes peixes milenares despertam nem sempre corresponde à sua natureza. Em setembro, o Discovery Channel submerge ao fundo dos oceanos para celebrar “Sharktember”, uma compilação dos mais relevantes documentários sobre tubarões que vão protagonizar a programação do canal durante todo o mês.

TubarõesàEspreita_03

A partir de dia 5, e ao longo de seis semanas, nadaremos na companhia de tubarões para aprender como vivem e como matam, desmontamos mitos e iremos descobrir a verdadeira face de um dos animais mais temidos pelo Homem. Com todo o rigor científico, e a experiência de investigadores, pescadores e outros especialistas, todas as sextas-feiras a partir das 21h00, chega ao Discovery Channel um festim de mandíbulas, sangue e terror debaixo de água com a emissão de doze títulos de referência para os fãs deste animal. Para além disso, os especiais sobre os tubarões serão transmitidos às tardes e horário nobre de segunda a sexta-feira e em forma de maratona aos fins de semana.

Sexta-feira 5 de setembro, às 21h00, inauguramos o mês do mar com a estreia de “Tubarão Submarino”, onde iremos reviver o pânico de um grupo de passageiros num barco de observação de baleias que fica preso em águas infestadas de tubarões. Como se não bastasse aparece em cena o “Submarino”, o maior tubarão branco alguma vez avistado.

TubarãoZombie_04

Uma semana depois, dia 12, teremos jornada dupla com a emissão de “Tubarões à espreita” (21h00) e “Tubarão: em busca de Colossus” (22h00). Em ambos os programas, o protagonista indiscutível é o tubarão branco, uma espécie de tubarão que come onze toneladas de alimentos por ano, uma quantidade que cobre a sua verdadeira dimensão se tivermos em conta que um ser humano ingere menos de meia tonelada no mesmo tempo. Em “Tubarões à espreita”, acompanhamos o biólogo marinho Greg Skomal a uma ilha remota do pacífico que é considerada como o local onde estão aos maiores exemplares do tubarão branco. A sua missão? Filmar como caçam estes perigosos tubarões. Seguimos depois a odisseia de um grupo de especialistas em “Tubarão: em busca de Colossus”, um super predador com o qual não existe qualquer contacto visual desde 2011.

Sabia que a cor da sua roupa ou a temperatura da água onde está a tomar banho podem determinar que seja mais ou menos apetecível para um tubarão? Em “Eu também sobrevivi a um tubarão” (19 de setembro às 21h00) irá descobrir as histórias impressionantes de pessoas que ficaram cara a cara com os predadores mais temidos do oceano e que tiveram a sorte de sobreviver a uma morte certa. Às 22h00 do mesmo dia ficamos a conhecer “Tubarão Zombie”, um especial que nos fala de uma teoria que promete imobilizar estes tubarões.

AssimNasceumPredador_04

Os tubarões que vivem nas águas mais profundas (a mais de 300 metros de profundidade) são autênticos desconhecidos dos investigadores. Sabe-se muito pouco sobre a sua biologia, distribuição e tamanho da população de tubarões nas águas profundas. A pouca informação disponível sugere que estes tubarões são extremamente vulneráveis ao aumento do número de animais apanhados pelos pescadores, e correm o risco de verem o seu número diminuído se não houver uma melhoria na sua reprodução. Nesta programação especial dedicada aos temíveis tubarões, o Discovery Channel pretende dar mais algumas luzes sobre este tema e recorre aos últimos estudos em torno destes grandes predadores na próxima sexta-feira dia 26 de setembro. A emissão começa às 21h00 com “Tubarão Alien”, um especial de uma hora onde ficamos a conhecer Paul Clerkin, um investigador de tubarões de profundidade. Este especialista leva-nos pelos mares de Madagáscar para documentar um impressionante grupo de tubarões bio luminescentes, o último grupo conhecido em todo o mundo.

Logo depois, o especial “O tubarão das profundezas” (22h00) investiga a lenda de “Submarino” um enorme tubarão branco que habita nas águas da África do Sul. Diz-se que este tubarão de 10 metros é o maior tubarão branco de todos os tempos. Os moradores acreditam que este animal é responsável por inúmeros ataques mortais, no entanto a sua existência não foi ainda comprovada. Este documentário explora as provas e coloca a pergunta chave: O Submarino existe mesmo?

TubarãoMartelo,oPredadorSolitário_03

A 3 de outubro às 21h00 passamos ao lado mais lúdico da observação de tubarões, acompanhando uma equipa de fotógrafos à África do Sul na esperança de fotografar um grande tubarão branco num ângulo nunca antes visto. O especial “Tubarão branco: a foto impossível” leva-nos ao mundo das fotografias mais perigosas que existem. Logo depois, às 22h00 em “Ataque de tubarões” ficamos a conhecer os tubarões mais perigosos do mundo com base no tipo de ameaça para o ser humano.

Finalmente, sábado 4 de outubro, tripla sessão sobre tubarões com a emissão de três títulos emblemáticos do Discovery Channel. Começaremos às 20h05 com “A lenda do Megalodonte”, um documentário sobre o mito de um enorme e extinto tubarão que viveu há 1.500.000 anos e que, segundo opiniões recentes de alguns especialistas, é possível que ainda exista. Apenas conhecemos 5% dos oceanos pelo que a possibilidade de este predador pré-histórico ter permanecido oculto é real.

AFotoImpossível_04

Como se reproduzem os tubarões é uma das características que mais estranheza causa aos cientistas de todo o mundo. O período de gestação de uma fêmea grávida pode variar entre os cinco meses e os dois anos e algumas espécies, como o tubarão tigre, têm dois úteros diferentes, o que lhes permite dar à luz várias crias. No especial “Assim nasce um predador” (21h00) que o Discovery Channel reservou para a noite de sábado, ficaremos a conhecer muito mais sobre a origem destas criaturas marinhas. A partir das investigações de Michael Domeier viajaremos em busca das águas onde o grande tubarão branco acasala e ficaremos a conhecer as conclusões que deixaram perplexa grande parte de comunidade científica mundial. Para terminar “SHARKTEMBER”, o mês dedicado aos tubarões, o Discovery Channel propõe que os espetadores embarquem numa expedição em busca do “Tubarão martelo, o predador solitário” (22h00), onde uma equipa de especialistas em tubarões faz uma perigosa viagem a Florida Keys para capturar um mítico tubarão branco, um verdadeiro monstro do qual se diz ter 25 pés de comprimento.