Atualidade

Recordar Diana 17 anos após a sua morte

A princesa Diana faleceu há 17 anos e a data não é esquecida por milhões de pessoas que admiravam a “princesa do povo”, como foi apelidada. Diana tinha 36 anos quando faleceu, vítima de um acidente de carro, no Túnel de Alma, em Paris, quando fugia de um grupo de paparazzi, na companhia do seu namorado Dodi Al-Fayed. No carro, seguiam também o motorista Henri Paul e o guarda-costas de Fayed, Trevor Rees-Jones. Todos os passageiros morreram à excepção do guarda-costas de Al-Fayed. Diana – sentada ao banco de trás – sofreu uma hemorragia interna e quebra de ossos (bacia e braço). Foi transportada para o Hospital Pitié-Salpêtrière, onde, apesar das numerosas tentativas de reanimação cardiorrespiratória, acabou por morrer às 4 horas da madrugada. O seu funeral, a 6 de setembro de 1997, foi assistido por aproximadamente dois bilhões de pessoas em todo o mundo.

Diana2
A rainha recebeu a notícia no palácio de Balmoral, na Escócia, a sua residência de férias, e resistiu a viajar para Londres de imediato. Por influência do primeiro-ministro Tony Blair, acabou por aceder, tendo em conta o mar de flores que se acumulava em frente ao Palácio de Buckingham e às críticas do povo à sua ausência. O protocolo não permitiu que Diana tivesse um funeral de Estado, mas a cerimónia foi celebrada na Catedral de Westminster, o cortejo passou em frente ao palácio e a bandeira britânica – e não a da rainha – ficou a meia haste quando Isabel II saiu para o enterro.

Diana4

Apesar da sua morte, Diana continua a ser notícia. A mais recente diz respeito à cerimónia de enlace com o príncipe Carlos, segundo na linha de sucessão ao trono. Uma vez que um pedaço do bolo do casamento do Príncipe Carlos e da Princesa Diana, em 1981, foi leiloado por 1.046 euros, na última quinta-feira, dia 28 agosto.
A fatia de bolo com 33 anos que foi colocada à venda pela casa de leilões Nate D. Sanders, em Los Angeles, encontrava-se na caixa original – branca e prateada, com as inicias “C” e “D” – acompanhada de um cartão, que dizia: “Com os melhores desejos de suas altezas reais, o Príncipe e a Princesa de Gales”.

Diana5

A princesa ainda hoje é lembrada pela sua generosidade e dedicação às causas sociais, nomeadamente na luta anti minas terrestres, trabalho que continua a ser seguido pelo filho, o príncipe Harry, através da fundação Halo Trust.

A vida da princesa atrai tanta curiosidade, que chegou até à sétima arte. No ano passado foi lançado o filme “Diana”, protagonizado por Naomi Watts, que se baseia nos últimos anos da vida da princesa.

Diana7