Atualidade

Personalidades britânicas apelam contra independência da Escócia

Mais de 200 personalidades públicas britânicas, como Mick Jagger e Stephen Hawking, assinaram uma carta apoiando a campanha contra a independência da Escócia, informaram os organizadores da iniciativa “Let´s Stay Together”.

Na carta aberta, em que se podem ver assinaturas da atriz britânica Judi Dench e do vocalista dos Pink Floyd David Gilmour, é pedido aos escoceses para votarem não no referendo sobre a separação da Escócia do Reino Unido.

“A decisão sobre se devem deixar o nosso país partilhado é, obviamente, apenas vossa”, indica a carta, que continua afirmando que “não obstante, essa decisão terá um efeito gigante sobre todos os habitantes do Reino Unido”.

Noutra parte da carta, são recordados aos votantes escoceses os laços que unem a Escócia ao Reino Unido. “Queremos que vocês saibam o quanto valorizamos os nossos vínculos de cidadania, e expressar a nossa esperança em que votarão em favor de os renovar”, concluindo que “o que nos une é bem maior do que o que nos divide. Vamos continuar juntos”.

A iniciativa “Let´s Stay Together”, em português “Vamos continuar juntos”, tem como objetivo sensibilizar os votantes escoceses de maneira a escolherem não no referendo sobre a separação da Escócia do resto do Reino Unido que se irá realizar a 18 de setembro deste ano.

Esta carta é divulgada dois dias após a emissão de um debate televisivo entre o primeiro-ministro escocês, Alex Salmond e o ex-ministro das finanças britânico, Alistair Darling, o líder da campanha a favor da união.

Judi Dench
Judi Dench também aderiu à iniciativa