Atualidade

Ecclestone paga 75 milhões euros para terminar julgamento por corrupção

O patrão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, vai pagar 100 milhões de dólares (cerca de 75 milhões de euros) para pôr fim ao julgamento em que era acusado de corrupção, mediante um acordo judicial com um tribunal alemão.

O juiz da Audiência de Munique, Peter Noll, decidiu esta terça-feira, dia 5, aceitar o acordo proposto pela defesa e suspender as diligências judiciais contra o britânico, que era julgado desde 24 de abril por ter pago, em 2006 e 2007, 44 milhões de dólares (cerca de 31,8 milhões de euros) de subornos ao banqueiro Gerhard Gribkowsky, que trabalhava para o banco público da Baviera Bayern LB, visando concluir a venda de direitos da F1 ao fundo de investimento CVC Capital Partners.

O tribunal alemão estipulou que Ecclestone deverá transferir os 100 milhões de dólares, dos quais 99 milhões irão diretamente para os cofres do Estado da Baviera e um milhão para uma fundação de ajuda a crianças.

Antes da decisão judicial, o procurador Christian Weiss também se revelou favorável à retirada da queixa em troca com o pagamento desta soma milionária.

Por seu turno, o advogado de Ecclestone, Sven Thomas, rejeitou considerar que o pagamento deste montante fosse considerado um acordo com a justiça, acrescentando que a demissão de causas é um procedimento legal decorrente destes casos. “Não é um acordo. Não tem nada a ver com a compra da liberdade”, frisou.

O pagamento deste montante vai evitar que Ecclestone, de 83 anos, veja prolongado o seu julgamento por corrupção, iniciado no passado mês de abril, assim como manter a sua posição de domínio na Fórmula 1, que que estava em causa no caso de ser condenado.

Bernie Ecclestone

 

Foto: D.R.