Atualidade

Viúvas de atletas processam Chapecoense por direitos de imagem

Cinco mulheres dos jogadores mortos no acidente de avião que levava a comitiva da Chapecoense, em novembro passado, avançaram com um processo judicial contra o clube brasileiro.

Em concreto, as viúvas de Gil, Bruno Rangel, Canela, Ananias e Gimenez pedem que sejam considerados os valores referentes a premiações e direitos de imagem nas suas indemnizações.

A primeira ação já foi movida por Valdécia Borges de Morais Paiva, viúva do médio Gil, e pelas suas filhas Gabriella e Lívia, e será julgada a 22 de maio na cidade de Chapecó, em Santa Catarina.

As outras mulheres aguardam a obtenção de todos os documentos para fazer o mesmo, avança o jornal ‘Folha de São Paulo’.

As ações dizem respeito a uma antiga e controversa prática no futebol nacional: o pagamento de direito de imagem separado do salário. O valor, que representa a maior parte dos rendimentos do atleta, tem dedução fiscal menor do que o salário.

Após a queda do avião da companhia aérea boliviana LaMia, que matou 71 pessoas (19 jogadores), a Chapecoense pagou as verbas de rescisão e os seguros às famílias das vítimas.

aviao-chapecoense1

Segundo a ‘Folha’, foram pagos os dias em que as vítimas trabalharam naquele mês de novembro, o 13º salário e as férias proporcionais, além do direito de imagem.

As viúvas, que se mantêm em contacto através de um grupo de WhatsApp, argumentam que os atletas morreram sob responsabilidade da Chapecoense, ou seja, que foi um acidente de trabalho.

O vice-presidente jurídico do clube, Luiz Antônio Palaoro, já veio negar responsabilidades em nome da Chapecoense e diz que o único culpado é a LaMia.

“Fizemos o pagamento do seguro obrigatório e ele existe para isso. O seguro é para que a pessoa não fique em situação difícil. Cada jogador recebeu 40 salários referentes à carteira de trabalho. Entendemos a angústia dos familiares que perderam seus entes queridos, mas não temos o que fazer”, explicou ao jornal.

O avião caiu em Medellín, Colômbia. Apenas seis pessoas sobreviveram: três são futebolistas do clube de Santa Catarina (o defesa Neto, o guarda-redes Jackson Follmann e o lateral Alan Ruschel).