Atualidade

Messi vai sentar-se no banco dos réus por alegada fraude fiscal

O argentino Lionel Messi vai a tribunal sob a acusação de fraude fiscal num valor superior a 4 milhões de euros. As alegadas irregularidades dizem respeito aos direitos de imagem do jogador entre 2007 e 2009, apesar de este já ter entregue 5 milhões de euros ao fisco em Espanha.

De acordo com a imprensa espanhola, o jogador é processado juntamente com o pai, Jorge Horacio Messi. O juiz de Gavà (Barcelona) alega que Messi assinou todos os contratos através dos quais terão sido cometidas as infrações, usando empresas fictícias, e justifica a decisão com a cedência dos direitos de imagem do craque à sociedade Sports Consultants por um valor irrisório e durante 10 anos.

O magistrado considera que tal é o “princípio da trama societária fictícia com o objetivo de iludir o fisco”.

Em junho, Messi tinha sido considerado inocente no processo de evasão fiscal, tendo a procuradoria entendido que o jogador “desconhecia qualquer prática ilícita cometida pelo pai, Jorge Horácio” e que Messi não teve “nenhuma intervenção” no crime. A procuradoria chegou a pedir que o caso fosse arquivado.

Messi

Nesta nova decisão da justiça, foi sustentado que o jogador argentino “consentiu na criação e manutenção de uma estrutura fictícia, que tinha como único objetivo incumprir as obrigações fiscais”.