Atualidade

Ensino Superior: Engenharias com notas mais altas que Medicina

É o curso com a média mais alta no acesso ao ensino superior. Não é Medicina, como habitualmente, mas sim Engenharia.

Os cursos de Engenharia Física Tecnológica e de Engenharia Aeroespacial, no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, ambos com média de 18,53 valores, e o curso de Engenharia e Gestão Industrial, na Universidade do Porto (18,48 valores), foram este ano os três cursos com a média de entrada mais elevada na 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Medicina, no Porto, aparece em 4º lugar com 18,4 valores. No ano passado a Faculdade de Medicina (São João) tinha registado a mais alta média de acesso: 18,7.

De acordo com os dados da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), hoje divulgados, houve ainda quatro cursos com nota de entrada superior a 18 valores: Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto (18,25), Medicina na Universidade do Minho (18,17), Bioengenharia, na Universidade do Porto (18,2) e Matemática Aplicada e Computação, no Instituto Superior Técnico (18,05).

Do extremo oposto estes foram os cursos cuja média foi inferior a 9,5 valores: Agronomia (Évora), Animação Cultural e Reabilitação Psicomotora (Vila Real), Ciências da Cultura (Funchal), Tecnologias e Sistemas de Produção (Aveiro), Solicitadoria (ensino a distância, Beja), Desporto (Bragança e Castelo Branco), Gestão Turística e Solicitadoria (Castelo Branco), entre alguns outros.

No total há 38 cursos com notas de entrada iguais ou superiores a 9,5 valores e inferiores a 10 valores, com 824 estudantes a ficarem colocados com notas de entrada compreendidas neste intervalo.

A 1.ª fase do concurso de acesso ao ensino superior público colocou 42.958 novos alunos nas universidades e politécnicos, um aumento de 2,1% em relação à mesma fase em 2015.

Há 45 cursos que não colocaram nenhum aluno.

Estes resultados estão disponíveis no site da DGES. Quem concorreu na 2ª fase, pode consultar o mesmo site a partir de 29 de setembro.