O Rei Carlos XVI Gustavo da Suécia celebra esta quinta-feira, 30 de abril, o seu 80.º aniversário, e também marca uma data histórica como o monarca há mais tempo no trono na Europa.
Ver esta publicação no Instagram
As celebrações – que incluem receções reais e homenagens públicas, destacam o seu longo reinado desde 1973 e o seu papel simbólico na monarquia constitucional sueca – começaram com um serviço religioso na Igreja do Palácio de Estocolmo.
Toda a família real esteve presente. Às dez horas, após o repenicar dos sinos, começou a tocar o ‘Jubileums Farfar’, marcando a entrada do Rei e da Rainha, e o início oficial da cerimónia.
A rainha Silvia da Suécia, que acompanhou o marido num dia particularmente especial, escolheu um conjunto azul, composto por casaco midi, coordenado com o fascinator (acessório de chapelaria feminino). Como toque final, usou a Ordem de Carl XVI Gustaf e um delicado pingente de flor de pérola, que combinava com o colar.
Ver esta publicação no Instagram
A princesa herdeira Victoria, que compareceu ao lado do marido e dos filhos Estelle e Oscar. O príncipe Carl Philip também estava presente, acompanhado pela princesa Sofia eos seus quatro filhos, Alexander, Gabriel, Julian e Ines.
Ver esta publicação no Instagram
A princesa Madeleine também compareceu e, assim como seus irmãos, veio acompanhada da sua família, o marido, Christopher O’Neill, e os três filhos: Leonore, Nicolas e a princesa Adrienne.
O monarca estava rodeado por todos os seus filhos e netos, uma cena que não se via há meses. Também estiveram presentes representantes de outras casas reais europeias, como Frederico X e Maria da Dinamarca, os Grão-Duques de Luxemburgo e o Rei e a Rainha da Tailândia, entre outros.
Ver esta publicação no Instagram
Após a missa, as Forças Armadas participaram na celebração no Pátio Exterior, onde, durante a tradicional troca da guarda, as crianças tiveram oportunidade de entregar flores ao Rei.
Ver esta publicação no Instagram
Todas as atenções estarão voltadas para o evento principal: o jantar de gala no Palácio Real de Estocolmo, que reunirá importantes famílias reais europeias. Entre os presentes estará a Rainha Sofia, que representará a Espanha.
Ver esta publicação no Instagram
Foto: Reprodução Kungahuset 🇸🇪 /Clément Morin/Kungl. Hovstaterna
