Atualidade

Portista Jorge Costa morre aos 53 anos

O antigo capitão do FC Porto e atual dirigente dos Dragões não resistiu à paragem cardiorrespiratória que sofreu ao final desta manhã no Olival. Tinha 53 anos.

Atualmente diretor de futebol profissional do FC Porto, cargo que ocupava desde 2024 após regressar ao clube sob a presidência de André Villas-Boas, Jorge Costa sofreu esta terça-feira, por volta das 12h30, uma paragem cardiorrespiratória. Apesar da rápida intervenção da equipa médica portista, com recurso a desfibrilhador e depois com a chegada dos bombeiros e do INEM, teve que ser transportado em estado grave para o Hospital de São João, onde foi declarado o óbito ao início da tarde.

O ex‑capitão de uma das maiores gerações do FC Porto, disputou 383 jogos pelo clube e conquistou oito títulos de campeão nacional, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças Cândido de Oliveira, além de triunfos na Taça UEFA (2003), na Liga dos Campeões (2004) e na Taça Intercontinental (2004).

Sentiu-se mal 

Jorge Costa tinha acabado de conceder uma entrevista à Sport TV quando se sentiu mal. Ainda pediu à equipa de reportagem para falarem dentro do centro de treinos por causa do intenso calor, mas pouco tempo depois perdeu a consciência.

Recorde-se que, em 2022, o diretor portista tinha sofrido um enfarte e recuperou após ter sido submetido a um cateterismo.

O Bicho
Figura incontornável da história do futebol nacional, Jorge Costa ficou conhecido carinhosamente no futebol como “O Bicho”, devido à forma intensa e aguerrida com que se entregava ao jogo.

Iniciou a sua carreira futebolística no FC Foz, aos 14 anos, passando no ano seguinte para o FC Porto, clube onde ajudou a consolidar a mística azul e branca.