Atualidade

Rainha Isabel II assinala aniversário do falecido marido de forma romântica

O príncipe Filipe completaria 100 anos esta quinta-feira, 10 de junho. Isabel II assinalou esta data de uma forma singela e muito romântica.

A Rainha plantou uma rosa com o nome do falecido marido no Jardim do Terraço Leste do Castelo de Windsor, que pode ser vista dos seus aposentos privados. Assim, cada vez que olhar pela janela, poderá contemplá-la e homenageá-lo.

A flor em questão foi um presente de Keith Weed, presidente da Royal Horticultural Society, que explicou: “É uma rosa chamada Duque de Edimburgo para comemorar o seu centenário e é uma rosa comemorativa de todas as coisas maravilhosas que ele fez durante a sua vida e para que todos se lembrem o tanto que ele fez“.

A monarca agradeceu a surpresa que achou linda. A flor ainda estava fechada, mas Weed tranquilizou-a. “Neste momento, com uma primavera fria e a natureza um pouco atrasada, não parece tão bonito, mas é assim que vai ficar”, explicou, apontando para a imagem que veio com o vaso.

A rosa do Duque de Edimburgo também é comercializada e por cada rosa vendida, a empresa Harkness Roses irá doar 2,50 libras (cerca de 2,80 euros) a um fundo cujo objetivo é ajudar jovens de todas as origens a participar no Duke of Edinburgh’s Awards – troféu criado por Filipe em 1956 e que todos os anos premeia indivíduos que tenham contribuído para a conservação da vida selvagem e recursos naturais.

Esta não será a única homenagem ao duque, pois também está a ser preparada uma exposição sobre a sua vida no Castelo de Windsor. A própria Isabel II emprestou objetos de grande valor sentimental para serem expostos e toda sua vida será revista: o seu casamento com a então herdeira ao trono britânico, a sua carreira naval, o seu compromisso com diversas instituições de caridade e a sua paixão por automóveis.