Atualidade

Papa Francisco anula casamento de Gina Lollobrigida com Javier Rigau

Finalmente sou uma jovem senhora“, disse a atriz italiana de 91 anos quando teve conhecimento de que estava divorciada do espanhol Javier Rigau, 34 anos mais jovem, com quem casou em 2010.

Gina Lollobrigida, considerada nos anos 50 como uma das mulheres mais bonitas do mundo, revelou que, depois de muitos anos, foi capaz de anular o seu casamento com o espanhol Javier Rigau, e foi o Papa Francisco que acabou com o casamento, encarregando-se de assinar o seu pedido.

O casamento de Gina Lollobrigida e Javier Rigau foi registrado a 29 de novembro de 2010 na igreja de San Vicente, no bairro de Sarriá, em Barcelona. Segundo Rigau, “foi validado como um casamento canônico diante do Arcebispado de Barcelona”. A atriz não participou na cerimónia, limitando-se a assinar um documento. Três anos depois Gina Lollobrigida apresentou uma queixa por “fraude”, argumentando que assinou um documento, a pedido de Javier Rigau, sobre um processo de difamação e não para um casamento.

Encontrei na internet um papel de que eramos casados…Ele só quer herdar a minha herança“, chegou a dizer a atriz que sempre reiterou esta versão, dizendo-o em inúmeras ocasiões. Em 2015 a justiça espanhola abriu o caso e, em março de 2017 um tribunal de Roma absolveu o empresário espanhol das acusações.

Nos últimos dias, o caso tomou um novo rumo. Em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, a atriz de 91 anos, disse que soube esta semana que o seu casamento com o empresário catalão havia sido anulado.

Depois de uma longa batalha judicial, o Tribunal da Rota Romana anulou o casamento, considerando que “o vínculo não existiu”. A musa do cinema italiano, sentiu-se rejuvenescida quando recebeu a informação do alto tribunal eclesiástico da Santa Sé.

A atriz exultou ao receber a sentença, principalmente porque, como explicou, é assinada pelo Papa Francisco: “Finalmente. A verdade tinha que ser reposta. Além disso, o fato de o próprio pontífice ter assinado a anulação do casamento enche-me ainda mais alegria. Esse indivíduo (Javier Rigau) não parou de se enaltecer à minha custa. Mas, acima de tudo, questionou a minha credibilidade e reivindicou direitos que não tem no meu património”.

Gina Lollobrigida e Javier Rigau conheceram-se numa festa no Mónaco, quando ela tinha 57 anos e ele 23.