Atualidade

Nova Era Vocal Ensemble apresenta a Missa para dois coros de Frank Martin

No próximo dia 22 de dezembro, pelas 17h, o ensemble apresenta, na Igreja da Graça, a Missa para dois coros de Frank Martin.

A obra de Martin, conhecida como uma das mais marcantes peças corais do séc. XX, será apresentada num formato diferente, intercalada com quatro estreias de novos compositores: Happening apart from what’s happening around it, de Helga Arias (estreia nacional), Ubi Caritas, de João Viegas (estreia absoluta), Inter-Sonho, de André Mota (estreia absoluta) e Voluntas Tua, de Georgi Sztojanov (estreia absoluta, escrita para a ocasião), este último, compositor húngaro, tendo já composto para Asko|Schönberg Ensemble, Amadinda, Hungarian Radio Symphonic Orchestra and Children’s Choir e Ensemble Royaal.

Um concerto que nos guia através da genialidade de Martin, colorida pela irreverência de uma nova geração de talentosos compositores.

Formado em fevereiro de 2018, o Nova Era Vocal Ensemble reúne cerca de vinte e cinco jovens cantores, estudantes da Escola Superior de Música de Lisboa, sob a direção artística de João Barros.

O grupo pretende ser um laboratório para a música coral no contexto de Portugal, dedicando-se a obras contemporâneas ou de transição do séc. XX, dando especial enfoque à montagem e apresentação de peças de novos compositores.

No seu recente percurso destacam-se a apresentação do Cantique des cantiques, de Jean-Yves Daniel Lesur, The Deer’s Cry, de Arvo Part, mas também peças de compositores portugueses como Alfredo Teixeira, bem como a participação no Festival Peças Frescas – Edição Açores.