Atualidade

Morreu o produtor musical Luís Jardim

Luís Jardim, músico, percussionista, professor e produtor musical, morreu esta sexta-feira, 4 de julho, dia em que completava o seu 75º aniversário.

Natural da Madeira, Luís Jardim foi homenageado por Miguel Albuquerque, presidente da sua ilha, nas redes sociais.

É com profunda tristeza que me despeço do meu querido amigo Luís Jardim. Natural da Madeira, o Luís foi muito mais do que um brilhante músico e produtor musical, foi uma pessoa generosa, talentosa e inspiradora.

Tive o privilégio de partilhar momentos com ele, e vi de perto o impacto que deixou no mundo da música, tanto em Portugal como além-fronteiras.

O Luís vive agora nas melodias que nos deixou e nas memórias que guardo com imensa gratidão. Partiu, mas nunca será esquecido. Que descanse em paz“, pode ler-se na mensagem partilhada.

Luís Jardim sofreu um enfarte na casa que tinha no Cadaval, arredores de Lisboa. O óbito foi declarado no local.

A sua vida foi dedicada à música. Nos anos 60 fez parte da banda Demónios Negros, na qual era guitarrista.

Mais tarde foi para Inglaterra onde, entre 1973 e 1977, formou um outro grupo musical – Rouge – que vendeu quatro milhões de discos.

Em ‘terras de Sua Majestade’ a carreira singra e começa a trabalhar com os grandes nomes como Tom Jones, Leo Sayer, David Bowie e Rolling Stones. Fez digressões com Tina Turner, George Michael e Rod Stewart e também lidou com Robbie Williams.

Trabalhou ainda com Paul McCartney, Tom Jones, The Bee Gees, Simple Minds, The Pretenders, Duran Duran e muitos outros faziam parte do seu curriculum e que tantas vezes gostava de mencionar.

Em Portugal, foi como jurado dos programas de talentos da SIC ‘Ídolos’, e A ‘Tua Cara Não Me é Estranha’, na TVI, que ficou mais conhecido.