Atualidade

Morreu o ex-futebolista e treinador Artur Jorge

O ex-selecionador nacional morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 78 anos, anunciou a família em comunicado. Foi o primeiro treinador português campeão europeu de clubes, conquistando o título com o FC Porto em 1987. Artur Jorge foi também selecionador nacional em duas ocasiões.

É com profunda tristeza que a família de Artur Jorge Braga de Melo Teixeira comunica o seu falecimento, esta madrugada, em Lisboa, após doença prolongada. Morreu serenamente, rodeado dos seus familiares mais próximos”, pode ler-se.

Artur Jorge nasceu no Porto, a 13 de fevereiro de 1946, e tornou-se numa das figuras maiores do futebol português, sobretudo como treinador.

Iniciou a carreira como jogador no FC Porto, antes de rumar a Coimbra, para cursar Filologia Germânica, onde representou a Académica e começou a afirmar-se como um dos melhores avançados do futebol nacional. Depois, no Benfica, conquistou quatro campeonatos e duas Taças de Portugal. Passou também pelo Belenenses, antes de ir para os Estados Unidos, em 1978, onde representou os Rochester Lancers. Marcou 215 golos, 104 deles ao serviço dos encarnados, em 316 jogos oficiais.

O seu momento mais alto como treinador foi em 1986/87, ao vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus ao serviço do FC Porto. Os dragões venceram o Bayern de Munique por 2-1, em Viena.

Treinou também o Belenenses e Portimonense, o Matra Racing, antes de regressar a Portugal para treinar novamente os azuis e brancos. Foi depois para a Seleção Nacional e depois orientou o Paris Saint-Germain, onde conquistou o campeonato francês e Taça de França.

Treinou o Benfica na temporada 1994/95 e voltou à Seleção Nacional no final de 1996, já depois de ter orientado a seleção da Suíça no Campeonato da Europa desse ano.

Como treinador somou três títulos de campeão português, uma Taça de Portugal e três Supertaças ao serviço do FC Porto, além da Taça dos Campeões Europeus; uma Taça de França e um título de campeão francês, pelo Paris Saint-Germain; uma Supertaça de França, pelo Matra Racing; uma Supertaça da Rússica, à frente do CSKA Moscovo; e uma liga saudita com o Al Hilal.

Artur Jorge era licenciado em Germânicas e tinha uma grande paixão pelos livros e música clássica. Lutava há anos contra um cancro.

No Dia de Natal de 2013 viveu o maior desgosto, a morte da sua filha, Francisca, aos 22 anos, vítima de um cancro cerebral. Deixou mais dois filhos, Paulo e João.

Foto: Arquivo Move Noticias