Atualidade

Rainha da Suécia completa 80 anos de vida rodeada de ternura

O dia 23 de dezembro é de festa para a família real sueca. Às comemorações do Natal soma-se o aniversário da Rainha Sílvia, que este ano completou 80 anos de vida.

A rainha foi surpreendida no Palácio Real de Estocolmo pelos seus oito netos que se reuniram para homenagear a avó. Todos colocaram chapéus de festa e ajudaram a matriarca a soprar as 80 velas do enorme bolo cor de rosa.

As crianças têm entre dois e onze anos. A princesa Estelle, filha mais velha da princesa herdeira Victoria e do príncipe Daniel, tem onze anos. É a herdeira ao trono e, portanto, a futura rainha da Suécia depois da sua mãe. O irmão, o príncipe Oscar, tem sete anos. Os príncipes Alexander, Gabriel e Julian são os três filhos do príncipe Carl Philip, têm sete, seis e dois anos, respetivamente. A Princesa Leonore, de nove anos, o Príncipe Nicolau, de oito anos, e a Princesa Adrienne, de cinco anos, são filhos da Princesa Madeleine, terceira filha do rei e da rainha.

Sílvia da Suécia nasceu na Alemanha e tem origens brasileiras onde viveu grande parte da infância – é filha da brasileira Alice Soares de Toledo e do empresário alemão Walther Sommerlath. Fala seis línguas e é fluente na língua de sinais para pessoas com deficiência auditiva. Conheceu o marido, o rei o rei Carl XVI Gustaf, durante os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, onde trabalhava como intérprete. Casaram em 1976.