Atualidade

Kevin Spacey absolvido de todas as acusações de crimes sexuais

Esta quarta-feira (26/07), dia em que completa 64 anos de vida, o ator Kevin Spacey foi declarado inocente das nove acusações feitas contra ele, incluindo a de agressão sexual.

Em 2022 o protagonista de “House of Cards” foi indiciado por quatro crimes de agressão sexual, alegadamente cometidos contra quatro homens no Reino Unido entre 2001 e 2013. Também foi acusado de provocar uma atividade de penetração sexual sem o consentimento da pessoa, mas agora foi ilibado de todas as acusações.

Durante o caso, o júri do tribunal Southwark Crown, em Londres, ouviu o testemunho dos quatro homens. Um deles afirmou que, no início dos anos 2000, foi assediado por Spacey, que o havia “agarrado na zona da virilha quando estavam num carro”. O ator contra-argumentou afirmando que os dois mantinham, na altura, uma relação consensual.

Outro, falou de casos ocorridos em 2005, durante um evento de caridade em que foi empurrado contra uma parede pelo ator enquanto lhe agarrava a zona dos genitais. O ator afirmou nunca se ter cruzado com o homem na vida.

A acusação da terceira alegada vítima era a mais séria, e a pena poderia passar por prisão perpétua. Tudo terá acontecido em 2008, no apartamento de Kevin em Londres. A vítima teria adormecido ou desmaiado e acordou quando o ator começou a fazer-lhe sexo oral. Kevin Spacey apresentou gravações telefónicas que contradiziam a história do homem.

A quarta e última acusação dizia respeitos a eventos ocorridos numa casa que Kevin alugou em Gloucestershire, cidade no sudeste de Inglaterra. Após ter conhecido um grupo de homens num pub, Kevin levou-os para a propriedade. Ter-se-á isolado com um deles e, alegadamente, beijou-o no pescoço, agarrou-lhe no pénis e disse-lhe: “fica tranquilo, fica tranquilo”. O ator defendeu-se afirmando que estava bêbedo, mas que não o tinha assediado.

Tudo começou em 2017, quando o ator Anthony Rapp o acusou de assédio sexual quando tinha apenas 14 anos. Depois outras pessoas revelaram ter tido experiências semelhantes, mas nenhuma das alegações deu origem a uma acusação formal.

Todas estas polémicas tiveram um impacto negativo na carreira do ator, até então uma figura respeitada do cinema norte-americano e do teatro britânico, vencedor de dois Óscares. Kevin Spacey acabou por ser despedido da série “House of Cards”, da plataforma Netflix, e retirado do filme “Todo o dinheiro do mundo”, de Ridley Scott. Sempre negou ter cometido esses crimes  e venceu todos os casos em tribunal. De acordo com a imprensa inglesa, Spacey foi às lágrimas ao ouvir o veredito.