Atualidade

Acusações contra Bill Cosby multiplicam-se

As acusações contra o ator e comediante Bill Cosby por abusos sexuais multiplicaram-se esta semana, com mais cinco mulheres a tornarem públicas alegadas agressões ocorridas nas décadas de 1970 e 1980.

Em conferência de imprensa realizada na quarta-feira, dia 3, em Los Angeles, a advogada Gloria Allred apresentou três alegadas vítimas de Cosby, que contaram como o ator as drogou e as molestou sexualmente enquanto estariam inconscientes.

De acordo com a versão de duas destas mulheres, Cosby interessou-se por elas quando eram jovens (uma era menor de idade) e aspiravam a ter carreiras de modelo e atriz.

Uma das mulheres, Beth Ferrier, assegurou que durante meses manteve uma relação com Cosby, outra com o nome de “Chelan” disse que se deitou na cama com o ator, que este lhe deu um comprimido que a terá feito perder os sentidos, e acordou horas depois sem saber o que tinha acontecido.

“O papá diz para te levantares”, relatou a mulher a quem Cosby terá dado 1.500 dólares.

Já na terça-feira, dia 2, a conhecida ex-modelo Janice Dickinson disse à CNN que em 1982, jantou com Cosby, em quem confiava para a ajudar a ter uma carreira na televisão, e contou que este lhe deu um comprimido que a ajudaria a aliviar dores menstruais.

“A última coisa que me lembro é de ter perdido os sentidos e de ter Cosby sobre mim como um monstro que é”, disse Dickinson, que acaba de sair de reabilitação por alcoolismo.

No mesmo dia outra mulher apresentou uma queixa contra o ator, acusando-o de agredi-la sexualmente na mansão da Playboy em Los Angeles, em 1974, quando tinha 15 anos.

Estes casos somam-se a mais de uma dezena de acusações públicas similares contra Cosby, que em 2006 alcançou um acordo extrajudicial com Andrea Constand, que o denunciou por alegadamente a violar e drogar.

Os alegados abusos de Bill Cosby remontam a 1965, segundo os testemunhos das mulheres, pelo que em muitos casos os crimes já prescreveram, razão pela qual a advogada Gloria Allred pediu a Cosby que, se realmente é inocente, renuncie à proteção da lei e enfrente as acusações de forma conjunta.

A advogada pediu ao comediante que estabeleça um fundo de 100 milhões de dólares para que qualquer mulher que demonstre perante um tribunal que foi vítima dos seus abusos possa receber uma indemnização.

Bill Cosby e os seus representantes não responderam às acusações, embora o ator tenha renunciado na segunda-feira a um cargo na direção da Universidade de Temple, em Filadélfia, por considerar que era o melhor para “os interesses da universidade e dos seus estudantes”.

No Twitter, Cosby agradeceu esta semana à atriz Whoopi Goldberg, que se mostrou cética em relação às acusações contra o ator.

Bill Cosby