Atualidade

Bailarino português brilha em coroação de Carlos III

Um dia após a cerimónia religiosa, os reis Carlos e Camilla celebraram a coroação num concerto nos jardins do Castelo de Windsor, que contou com vários protagonistas do mundo das artes.

Entre estrelas como Lionel Richie, Katy Perry, Take That, Andrea Bocelli, o barítono galés sir Bryn Terfel, esteve o português, de origem guineense, Marcelino Sambé, que participou como bailarino principal da companhia The Royal Ballet.

Companhias de ballet, ópera, teatro e música fundiram-se para homenagear Sua Majestade numa peça única.

Para além dos reis e da família real, mais de 20.000 pessoas assistiram ao vivo ao concerto da coroação. O espetáculo foi transmitido para uma centena de países pela televisão.

Marcelino Sambé, de 29 anos, começou na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa e mais tarde, em 2012, entrou para o The Royal Ballet de Londres. Sete anos depois foi promovido a bailarino principal de uma das maiores e mais prestigiadas companhias de bailado do mundo.

Em 2018 foi considerado pela revista Forbes um dos mais destacados 30 jovens europeus com menos de 30 anos no setor das Artes e Cultura.