Lifestyle

Sabor & Vilariça Balloon Fest – festival mágico num território inimitável

Evento realiza-se de 26 a 30 de abril e envolve os concelhos de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Flor, com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal

Do sonho à realidade, em poucos meses e com o intuito de fazer deste um acontecimento anual, internacional e mágico. A promessa foi deixada esta manhã, em Alfândega da Fé, durante a apresentação do Sabor & Vilariça Balloon Fest – I Festival Internacional de Balonismo. Uma iniciativa que resulta do esforço conjunto dos municípios de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Flor, com a coordenação e apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

De 26 a 30 de abril os céus de Trás-os-Montes vão encher-se de balões de ar quente, num misto de cor e emoção. Para Luís Pedro Martins, presidente do Porto e Norte de Portugal, “este é um sonho que agora vejo concretizado e que reflete a missão da Entidade Regional de Turismo: alavancar todos os territórios, com produtos turísticos diferenciados e capazes de dinamizar, em especial, os territórios de baixa densidade populacional”. “Hoje nasce um novo produto turístico no Porto e Norte de Portugal”, defendeu Luís Pedro Martins, sublinhando a importância do trabalho conjunto entre a TPNP e os cinco municípios envolvidos no projeto.

Um evento que, nas palavras de Eduardo Tavares, presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor, “tem todas as condições para ser uma iniciativa anual e de cariz internacional”. Com uma localização estratégica determinante para captar turistas espanhóis, e em particular da região de Castela e Leão, o também presidente da câmara de Alfândega da Fé releva a importância “destes projetos suprarregionais, onde aliamos a Bio-Região dos Lagos do Sabor, o território da Reserva da Biosfera Meseta Ibérica e as Terras de Cavaleiros”. “Não só temos um produto inovador, como o promovemos num território de excelência, onde se reúnem vários selos da UNESCO”, acrescentou.

Para Guido Santos, responsável da Windpassenger, empresa que integra a organização do festival, o objetivo central passa por “criar um evento mágico localizado num território, também ele, mágico”. “Acreditamos que este será um festival incrível e diferenciador, face ao que estamos habituados a ver não só em Portugal como na Península Ibérica”, concluiu ainda.

Ao longo de cinco dias, esclareceu adicionalmente o presidente da AMBS, os municípios que constituem a associação e Vila Flor, que participa enquanto município parceiro, vão receber diversas iniciativas ligadas ao balonismo. Aproveitando, naturalmente, para mostrarem o que de melhor os seus concelhos têm para apresentar aos turistas, ao nível da natureza, gastronomia, património, saúde e bem-estar. Uma oportunidade para alavancar internacionalmente um ativo turístico de grande potencial, que os responsáveis locais acreditam ainda ter muito por explorar, mas com condições para se afirmar, a médio prazo, como referência turística em toda a Península Ibérica.

Um dos momentos mais aguardados da programação será o espetáculo Night Glow, que se irá realizar de noite, com balões de ar e música eletrónica, e terá uma duração aproximada de 45 minutos. O programa completo do festival pode ser conhecido na página oficial do Sabor & Vilariça Balloon Fest.

PROGRAMAÇÃO
26 de abril
Alfândega da Fé

Local: Hotel & SPA Alfândega da Fé
16h00 – 18h00 – Receção às equipas de balonismo portuguesas e internacionais
21h00 – 23h00 – Batismo de balão de ar quente estático no Estádio Municipal de Alfândega da Fé (vagas limitadas)

27 de abril
Mogadouro

Local: Estádio Municipal de Mogadouro
06h30 – 07h30 – Voo livre de balões de ar quente
21h00 – 23h00 – Batismos de balão de ar quente (vagas limitadas)

28 de abril
Vila Flor

Local: Santuário da Nossa Senhora da Lapa
06h30 – 07h30 – Voo livre de balões de ar quente
21h00 – 21h45 – Espetáculo Night Glow de balões de ar quente, luzes e música eletrónica no Estádio de Vila Flor
22h00 – 23h00 – Batismo de balão de ar quente (vagas limitadas) – Santuário da Nossa Senhora da Lapa

29 de abril
Torre de Moncorvo

06h30 – 07h30 – Voo livre de balões de ar quente – Miradouro de S. Lourenço (Felgar)
21h30 – 23h00 Batismos de balão de ar quente estático – Complexo Desportivo de Torre de Moncorvo (vagas limitadas)

30 abril
Macedo de Cavaleiros

06h30 – 07h30 Voo livre de balões de ar quente – Parque Municipal de Exposições
21h00 – 23h00 – Batismo de balão de ar quente estático – Parque Municipal de Exposições (vagas limitadas)