Atualidade

Dalai Lama causa revolta com pedido perturbador a criança

O líder espiritual tibetano pediu desculpas esta segunda-feira (10), depois de ser duramente acusado de comportamento impróprio diante de uma criança, na qual deu um beijo na boca e perguntando-lhe de seguida se lhe queria “chupar a língua“.

Este episódio aconteceu num evento público na Índia no dia 28 de fevereiro. O vídeo, onde podemos ver o menino a aproximar-se de Dalai Lama, de 87 anos, perguntando-lhe se o poderia abraçar, tornou-se viral. Dalai Lama aceitou, sugerindo que a criança lhe desse um beijo na bochecha, acabando por lhe dar também um beijo na boca. Depois disse à criança que podia “chupar-lhe a língua”, colocando-a de fora, testa a testa com a criança, que replicou o gesto enquanto a audiência, e o próprio Dalai Lama, se riam.

A criança parece ter ficado desconcertada após o sucedido.

As reações não se fizeram esperar e depressa o chefe de estado e líder espiritual do Tibete foi rotulado de ‘nojento‘ e ‘doentio‘, acusando-o de pedofilia.

Depois do escândalo, Dalai Lama emitiu um comunicado no Twitter com um pedido de desculpas, onde diz que o ato foi ‘inocente‘, sem se manifestar sobre o pedido ser inapropriado.

Sua Santidade gostaria de pedir desculpas ao menino e sua família, bem como a seus muitos amigos ao redor do mundo, por qualquer dor que suas palavras possam ter causado”, refere. “Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e brincalhona, mesmo em público e na frente das câmaras. Ele lamenta esse incidente“, continua o tuíte daquele que em 1989 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Veja o vídeo: