Lifestyle

Chefe pasteleira lança Cravo da Revolução em chocolate

A Chef pasteleira Joana Quinta criou um Cravo de chocolate para celebrar 25 de Abril. Um cravo que é verdadeira arte comestível.

Uma a uma, Joana Quinta moldou as pétalas do Cravo de Abril. Pequenas ondas de chocolate negro 70 por cento, muito finas, a lembrar que a liberdade merece um cuidado de artesã.

A ideia de homenagear a Revolução impôs-se no espírito da profissional. Nascida em 1988, a chef pasteleira de Leça da Palmeira, Matosinhos, desconheceu a ditadura, mas sabe que custou a construir a liberdade – e que é preciso manter o estado de alerta. Como o seu cravo, o símbolo de Abril requer cuidado e empenho, recorda.

Licenciada em Produção Alimentar, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, o currículo de Joana Quinta inclui a passagem por projectos em Barcelona (academia de chocolate Callebault e Yann Duytsche) e Paris (Escola de Gastronomia Ferrandi). De regresso a Portugal, Joana trabalhou em hotéis (Sheraton e Méridien) e com marcas como a Arcádia, acabando por lançar, em 2012, um projecto próprio de pastelaria por encomenda, a Sweet Soul — a celebrar 11 anos, a marca vai mudar no Outono próximo para um novo espaço, também em Leça.

“A elegância e a qualidade são a minha escolha. Visualmente simples, gosto que as minhas criações surpreendam pelos sabores e texturas. Nesse sentido, não apresento uma doçaria caseira. Na base está o que é tradição, é verdade, mas sobre esta faço experimentações e apresento novos produtos, sempre num conceito exclusivo e único”.

Este cravo tem edição limitada até 21 de Abril, é fornecido por encomenda prévia (preço: 20 euros), com levantamento obrigatório em loja (Praceta Cohaemato 50, Leça da Palmeira).