Cultura

Ruy de Carvalho celebra 96 anos de vida em palco

Ruy de Carvalho nasceu a 1 de março de 1927, em Lisboa, e caminha para os 81 anos de carreira. Os 96 anos de vida foram celebrados na Invicta, a trabalhar.

Em cena com a peça “A Ratoeira”, de Agatha Christie, o aniversariante foi assistido no Coliseu do Porto por uma sala cheia que o aplaudiu de pé, orgulhosa pelo privilégio de ver representar um dos maiores atores de todos os tempos numa data tão especial.

Com produção da Yellow Star Company e encenação de Paulo Sousa Costa, a história gira à volta de um homicídio que tem lugar num hotel, onde todos os hóspedes são suspeitos. A revelação sobre o criminoso é surpreendente, mas Ruy de Carvalho considerou o público também cúmplice, por isso sem poder de em momento algum revelar o final da trama. Quem estiver curioso terá que ir ver o espetáculo que tem também no elenco os atores Daniel Cerca Santos, Elsa Galvão, Filipe Crawford, Henrique de Carvalho, Luís Pacheco, Sara Cecília e Sofia de Portugal.

O dia de aniversário foi marcado pela admiração e carinho que todos têm pelo artista. Durante a tarde foi inaugurada no Salão Jardim do Coliseu do Porto a exposição “Retratos Contados”, que tem por base os 80 anos de carreira do ator. Um caminho contado pelos retratos do arquivo do teatro D. Maria II, que acompanha parte do percurso da figura ímpar do teatro e da televisão em Portugal.

As celebrações terminaram já tarde, após os últimos aplausos em palco, onde não faltaram flores e um enorme bolo de aniversário para festejar a vida com os amigos e a família que estiveram presentes.

Muito amor. Muito obrigado pelo vosso carinho, parto feliz quando partir“, frisou Ruy de Carvalho em palco, no final do espetáculo, onde ouviu emocionado os “parabéns a você”.

Sónia Araújo e o marido Vítor Martins, Miguel Vieira, Rui Maciel, Ana Maria Príncipe com
Marta e José Mascarenhas, Luís Filipe de Menezes e a esposa Ana Caetano, Cláudia Jacques e a filha Carolina, assim como Miguel Guedes, diretor do Coliseu do Porto, foram algumas das figuras da cidade que fizeram questão de participar nesta homenagem a Ruy de Carvalho. Veja a galeria de fotos: