Atualidade

O glamour regressou aos Globos de Ouro 2023

A gala dos Globo de Ouro 2023, organizada pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), entregou na madrugada desta terça-feira (10), os tão desejados troféus.

É o evento que marca o início da temporada dos prémios. Esperava-se que voltasse o glamour de outrora e as estrelas corresponderam, depois da pandemia e de um ano em que a cerimónia não foi transmitida na televisão por acusações de racismo. No monólogo inicial, apresentado pelo comediante Jerrod Carmichael, foi logo abordada a questão: “Eu estou aqui, porque sou negro“. O artista sublinhou que foi a primeira vez em 80 anos de Globos de Ouro que a cerimónia foi apresentada por uma pessoa afro-americana: “Num minuto estás a fazer chá de menta em casa. Noutro dia, és convidado para ser a cara negra de uma organização branca em apuros“.

O grande vencedor foi Steven Spielberg. O realizador norte-americano, que já ganhou cinco Globos de Ouro, arrecadou o Globo de Ouro de Melhor Realizador pelo título semiautobiográfico “Os Fabelmans” e o filme levou o Globo de Melhor Filme Dramático.

Tenho andado a esconder-me desta história desde os 17 anos de idade“, disse Spielberg, no discurso de vitória. “Contei esta história em partes e pedaços ao longa da minha carreira”, continuou. “E.T. e Encontros Imediatos tiveram muito a ver com esta história“.

A gala contou com o prestígio de muitas personalidades, que não foram premiadas, entre as quais Brad Pitt, que concorreu na categoria de “Melhor Ator Secundário” pelo seu trabalho no filme “Babylon”, de Damien Chazelle.

Também Rihanna, que concorria ao lado de Lady Gaga e Taylor Swift, para Melhor Canção com ‘Lift Me Up’, trabalho em destaque no filme ‘Black Panther: Wakanda Forever’ – compareceu ao evento ao lado namorado, A$AP Rocky, com quem tem um filho em comum.

Na categoria de Melhor Filme de Comédia ou Musical, a vitória foi para “Os Espíritos de Inisherin”, que também levou o Globo de Melhor Argumento e deu a Colin Farrell a estatueta de Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical.

Austin Butler foi o Melhor Ator em Filme Dramático pelo seu papel em “Elvis” e Cate Blanchett foi a Melhor Atriz em Filme Dramático por “Tár”.

“Tudo Em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo” ofereceu a Ke Huy Quan o prémio de Melhor Ator Secundário e a Michelle Yeoh o globo de Melhor Atriz Em Filme de Comédia ou Musical.

Angela Bassett, de 64 anos, venceu o troféu de Melhor Atriz Secundária pelo papel em “Black Panther: Wakanda Para Sempre”. Foi a primeira vez que um filme da Marvel ganhou numa categoria de representação nos Globos de Ouro.

“Pinóquio de Guillermo Del Toro”, foi O Melhor Filme de Animação. A Melhor Banda Sonora é a do filme “Babylon” e do compositor Justin Hurwitz, sendo que a Melhor Canção Original foi para “Naatu Naatu” do filme indiano “RRR: Revolta, Rebelião, Revolução”.

Na televisão, “House of the Dragon” foi a Melhor Série Dramática. A melhor minissérie foi “The White Lotus”, que também deu o Globo de Melhor Atriz Secundária em minissérie a Jennifer Coolidge, e a melhor série de comédia foi “Abbott Elementary”, com Quinta Brunson a levar o prémio de Melhor Atriz em comédia e Tyler James Williams a ser reconhecido como Melhor Ator Secundário em comédia por este trabalho.

No final foram atribuídas distinções de carreira a Eddie Murphy, que recebeu o prémio Cecil B. DeMille, e a Carol Burnett foi atribuído a Ryan Murphy, pelo seu trabalho em séries e televisão.

Conheça a lista dos vencedores:

Melhor Realização

Steven Spielberg, “Os Fabelmans”

Melhor Argumento

Martin McDonagh, “Os Espíritos de Inisherin”

Melhor Filme Dramático

“Os Fabelmans”

Melhor Atriz em Filme Dramático

Cate Blanchett, “Tár”

Melhor Ator em Filme Dramático

Austin Butler, “Elvis”

Melhor Ator Secundário em Filme

Ke Huy Quan, “Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo”

Melhor Atriz Secundária em Filme

Angela Bassett, “Black Panther: Wakanda Para Sempre”

Melhor Filme Musical ou Comédia

“Os Espíritos de Inisherin”

Melhor Ator em Filme musical ou comédia

Colin Farrell, “Os Espíritos de Inisherin”

Melhor Atriz em Filme musical ou comédia

Michelle Yeoh, “Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo”

Melhor Filme de Animação

“Pinóquio de Guillermo Del Toro” (Netflix)

Melhor Filme de Língua Estrangeira

“Argentina, 1985” (Argentina)

Melhor Canção

“Naatu Naatu”, Kala Bhairava, M.M. Keeravani, Kala Bhairava, Rahul Sipligunj, “RRR: Revolta, Rebelião, Revolução”

Melhor Banda Sonora

Justin Hurwitz, “Babylon”

Melhor Série Dramática

“House of the Dragon” (HBO)

Melhor Atriz em série dramática

Zendaya, “Euphoria” (HBO)

Melhor Ator em série dramática

Kevin Costner, “Yellowstone” (Paramount)

Melhor Atriz Secundária em televisão

Julia Garner, “Ozark” (Netflix)

Melhor Ator Secundário em televisão

Tyler James Williams, “Abbott Elementary” (ABC)

Melhor Minissérie ou Filme para Televisão

“The White Lotus” (HBO)

Melhor Atriz em minissérie ou filme para televisão

Amanda Seyfried, “The Dropout: A História de uma Fraude” (Hulu)

Melhor Ator em minissérie ou filme para televisão

Evan Peters, “Monstro: A história de Jeffrey Dahmer” (Netflix)

Melhor Atriz Secundária em minissérie ou filme para televisão

Jennifer Coolidge, “The White Lotus” (HBO)

Melhor Ator Secundário em minissérie ou filme para televisão

Paul Walter Hauser, “Black Bird” (Apple TV+)

Melhor Série Musical ou Comédia

“Abbott Elementary” (ABC)

Melhor Atriz em série musical ou comédia

Quinta Brunson, “Abbott Elementary” (ABC)

Melhor Ator em série musical ou comédia

Jeremy Allen White, “The Bear” (FX)

Foto: Facebook Golden Globe