Atualidade

“Guerra” é a PALAVRA DO ANO de 2022

Vocábulo conquistou maior valor percentual de votos de sempre

Com 53% dos votos, “guerra” foi eleita PALAVRA DO ANO de 2022. O vocábulo eleito, com o maior valor percentual de votos de sempre, remete-nos para a invasão da Ucrânia pela Rússia, que deu início ao maior conflito militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

A segunda palavra mais votada foi “inflação“, com 18,8%, e a terceira foi “urgências” que conquistou 6,6% dos votos. Seguem-se as palavras “rainha“, “energia“, “seca“, “abusos“, “ciberataque“, “nuclear” e “juros“.

A PALAVRA DO ANO espelha os principais acontecimentos e preocupações coletivas que marcaram 2022. A lista de 10 candidatas, que esteve em votação durante o mês de dezembro, é o resultado de mais de 7 mil sugestões recebidas em www.palavradoano.pt e das principais palavras pesquisadas ao longo do ano no Dicionário da Língua Portuguesa em www.infopedia.pt . Este permanente trabalho de observação e de acompanhamento da realidade da língua portuguesa permite à Infopédia e à Porto Editora realçar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da nossa língua, acentuando o poder das palavras no quotidiano da sociedade.

Em 2021, “vacina” foi eleita PALAVRA DO ANO em Portugal, tendo sido antecedida por “saudade” (2020), “violência doméstica (2019), “enfermeiro” (2018), “incêndios” (2017), “geringonça” (2016), “refugiado” (2015), “corrupção” (2014), “bombeiro” (2013), “entroikado” (2012), “austeridade” (2011), “vuvuzela” (2010) e “esmiuçar” (2009).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Porto Editora (@portoeditora)

PALAVRA DO ANO EM ANGOLA E MOÇAMBIQUE

Durante todo o mês de janeiro, os moçambicanos podem votar na PALAVRA DO ANO, optando entre “clandestinas”, “condenados”, “defesa”, “fraudes”, “greve”, “raptos”, “salários”, “selagem”, “sinistralidade” e “sufoco”.

Os resultados da eleição da PALAVRA DO ANO em Angola serão divulgados pela Plural Editores ainda este mês.