Atualidade

Morreu o médico Fernando de Pádua

Morreu esta quinta-feira o cardiologista Fernando de Pádua, anunciou a fundação com o seu nome. Tinha 95 anos.

É com enorme tristeza e consternação, que comunicamos a “partida” do nosso muito Querido Professor! Deixou-nos hoje ao amanhecer…“, começa por dizer a nota partilhada nas redes sociais da Fundação Prof. Fernando de Pádua.

As palavras são poucas para agradecer o tanto que fez pelos Corações de todos nós! Lutou incansavelmente até ao fim dos seus dias para a melhor saúde a melhor qualidade de vida de cada um. Perdemos o nosso bem maior… o nosso Presidente… mas deixou-nos um legado sem tamanho como Pioneiro da Promoção da Saúde e da Prevenção das Doenças não Transmissíveis…. e tanto mais“, continua o comunicado no lamento ao falecimento do profissional de saúde, pai da medicina preventiva em Portugal, conhecido pelo “médico do coração” e cuja imagem de marca era o facto de usar sempre laço.

Fernando de Pádua morreu em casa, em Lisboa, tendo estado hospitalizado durante várias semanas devido a uma queda que sofreu recentemente.

Professor catedrático e presidente do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, Fernando de Pádua fez o curso na Faculdade de Medicina de Lisboa e uma pós-graduação em Cardiologia em Harvard.

Foi fundador da Fundação Portuguesa de Cardiologia e cofundador da Sociedade Internacional de Eletrocardiografia.