Lifestyle

Maior evento de chocolate da América Latina chega a Portugal

O WOW, em Vila Nova de Gaia, vai promover o Chocolat Festival Portugal, naquela que é a primeira edição europeia do festival que já vai na 25ª edição no Brasil.

O Chocolat Festival Portugal vai decorrer no WOW de 20 a 23 de outubro. Trata-se da primeira edição do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau. A entrada é gratuita.

Depois de 25 edições a potenciar o chocolate de origem na América Latina, o Chocolat Festival chega à Europa, com o propósito de tornar Portugal como um hub do chocolate de origem no continente europeu.

O Chocolat Festival é um evento dedicado a consumidores curiosos e apaixonados por chocolate, mas também a profissionais do setor. Durante os quatro dias do festival, haverá muitas marcas de chocolate disponíveis para prova, vários países produtores numa forte representação das principais origens do cacau, exposições e momentos de demonstração culinária, bem como uma agenda de atividades para todas as idades.

2022 é um ano muito especial para começar esta enorme parceria com o Brasil. Celebram-se os 200 anos da independência do Brasil e, ao mesmo tempo, celebram-se os 200 anos da introdução do cacau em África, pelas mãos dos portugueses. Relembro que com a arrojada introdução do cacau em São Tomé e Príncipe, Portugal estabelecia uma ponte transatlântica que mudaria o mundo para sempre”, reforça Pedro Araújo, mestre de chocolate e diretor geral do WOW.

Assim sendo, no mesmo ano que o coração de D. Pedro IV, Rei de Portugal e D. Pedro I Imperador do Brasil, regressa ao Brasil para as festividades do bicentenário da independência do país, simbolicamente Pedro Araújo e Marco Lessa juntam esforços transatlânticos para lançar a primeira edição deste festival.

É certo que 90% do cacau de qualidade do mundo é latino e é também sabido que o maior consumo mundial per capita está na Europa. Por isso, é fundamental posicionar Portugal como ponto estratégico que é – com forte ligação à América Latina e com localização estratégica na Europa. No Chocolat Festival queremos degustar chocolate, conversar sobre chocolate e encontrar soluções para os paradigmas deste setor. É um ponto de encontro para apreciadores e profissionais”, corrobora Marco Lessa, fundador do Chocolat Festival na América Latina e corealizador do evento.

O Chocolat Festival Portugal abre as suas portas no dia 20, quinta-feira, das 18h às 22h. Nos restantes dias, sexta, sábado e domingo, o Festival Internacional do Chocolate e do Cacau acontece das 14h às 22h. A entrada é gratuita, com alguma programação paralela paga. O festival vai acontecer no WOW, distribuindo-se pelas áreas comuns do quarteirão cultural de Vila Nova de Gaia.