Off the record

Akshata Murty: A nova primeira-dama do Reino Unido

Com a renúncia de Liz Truss como primeira-ministra britânica após 45 dias no cargo, começa agora uma nova era na política do Reino Unido com Rishi Sunak, ex-secretário das Finanças e líder do partido conservador.

O novo inquilino do número 10 de Downing Street foi esta terça-feira, 25 de outubro, indigitado primeiro-ministro do Reino Unido pelo rei Carlos III.

O novo chefe de governo tem 42 anos e é descendente de imigrantes indianos. É casado desde 2009 com uma das mulheres mais ricas do país, Akshata Murty, e pai de duas meninas chamadas Krishna e Anoushka.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Rishi Sunak (@rishisunakmp)

Não foi só o novo primeiro-ministro do Reino Unido que atraiu a atenção do mundo, foi também a sua mulher.

A empresária indiana Akshata Murty, também de 42 anos, é filha do multimilionário Narayana Murthy, de 76 anos, fundador da Infosys. O sogro de Rishi Sunak conseguiu transformar a tecnológica numa das maiores multinacionais indianas, através de serviços de transformação digital e consultoria. A revista Forbes coloca-o no posto do 551.º mais rico do mundo. O magnata tem dois filhos: Rohan e Akshata.

Para além de herdeira de uma fortuna de milhares de milhões, a nova primeira-dama do Reino Unido tem outros negócios.

Educação rígida

Akshata esteve algum tempo aos cuidados dos avós paternos para que os pais se pudessem concentrar nas respetivas carreiras. Cresceu em Bangalore, no Sul da Índia, sob a orientação rigorosa da mãe Sudha Murty, a primeira mulher a se tornar engenheira do grupo automobilístico Tata Motors.  Sudha Murty, de 72 anos, é escritora e colaborou para a construção de 60 mil bibliotecas na Índia.

A mulher do atual primeiro-ministro britânico passou por algumas das mais ilustres escolas e universidades privadas. Estudou economia e francês na Claremont McKenna College, na Califórnia, nos Estados Unidos, mais tarde estudou moda e passou pela universidade de Stanford onde estudou Administração de Empresas. Conheceu Rishi Sunak neste último estabelecimento de ensino, onde ele, de origem humilde, estudava com uma bolsa de estudos.

Apesar da rígida hierarquia da sociedade indiana, os pais de Akshata Murty concordaram que ela se casasse com Rishi Sunak, filho de um médico de Southampton, no Sul da Inglaterra.

Rishi Sunak com os pais

Depois de casados moraram durante quatro anos na Índia. Mais tarde estabeleceram-se no Reino Unido, onde o agora primeiro-ministro trabalhou num banco de investimentos e gestor de fundos antes de abrir o seu próprio negócio, Theleme Partners, em 2010. Quatro anos depois iniciou a sua carreira na política como membro do Parlamento Britânico.

O casal é dono de um apartamento em Old Brompton Road, um dos bairros mais prestigiados do centro de Londres com status real, e Kirby Sigston Manor, uma mansão localizada numa pequena cidade do condado de York que é considerada Património Nacional da Inglaterra.