Atualidade

Vídeo: Tenista perde jogo depois de acertar com a bola na cara do árbitro

Foi talvez uma das finais da Taça Davis mais polémicas e inesperadas. Em especial pelo seu desfecho. O canadiano Denis Shapovalov foi desqualificado por ter atingido o árbitro-de-cadeira com uma bolada na cara.

O jovem, de 17 anos, número 234 da hierarquia mundial, não fez de propósito. Mas acabou o jogo, este domingo, em lágrimas.

As regras são claras e perante a falta praticada só restou ao árbitro, ainda atordoado com a bolada, anunciar a desqualificação e a consequente vitória de Kyle Edmund, pelo Reino Unido.

Árbitro de jogo de ténis que levou com bola na cara

Era o quinto e decisivo encontro da eliminatória entre o Canadá e o Reino Unido. O encontro não corria de feição a Denis, que perdia por 6-3 6-4 2-1 frente a Kyle Edmund, e ao falhar uma esquerda, pegou na bola que tinha no bolso e disparou-a em direção ao árbitro.

Resultado? O adversário conquistou o terceiro ponto (3-2), a cara do árbitro Arnaud Gabas ficou bastante maltratada e a internet solidarizou-se com Shapovalov.

O brasileiro Bruno Soares, um dos melhores jogadores de pares do mundo, também ficou a par do sucedido e referiu que o canadiano é “um ótimo miúdo” e que este foi um “duro acidente”, mas que “todos erramos e aprendemos com os erros”, aconselhando o jovem a “levantar a cabeça”.

Já Denis usou o Twitter, esta segunda-feira, para dizer que fez algo “muito pouco profissional e indesculpável” e descontrolou-se por estar a perder. O objetivo era atirar a bola para fora do court mas “infelizmente e absolutamente sem intenção atingiu o Mr. Arnaud Gabas” a quem pediu desculpas. Apesar de se sentir envergonhado, tem de “aguentar as consequências”.

Veja o vídeo: