Atualidade

Zelensky atacado nas redes sociais por “espetacularizar” a guerra

A primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, é capa da edição norte-americana da Vogue de outubro. Nas imagens, Zelensky aparece de mãos dadas e ao lado da esposa e chega a sorrir num vídeo. Olena posa próxima a soldados, perto de barricadas na residência oficial do governo ucraniano, ao lado de um avião destruído e com o marido. A matéria foi feita na capital Kiev.

Esta será sem dúvida mais uma operação de charme do presidente da Ucrânia para angariar apoios para o seu país, mas depressa as críticas se fizeram sentir. Volodymyr Zelensky, está a ser criticado de “espetacularização da guerra” na revista de moda,  enquanto o seu país vive um grave conflito com a Rússia.

Na reportagem digital com o título “Retrato de coragem: a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska“, divulgada ontem no site da Vogue, o casal aborda a relação dos dois e a situação da guerra no país.

O lar também é a linha de frente. (…) Para mulheres e crianças, a minha esposa estar aqui é um exemplo. Acredito que ela desempenha um papel muito poderoso para a Ucrânia, para nossas famílias e para nossas mulheres“, confessou Zelensky na entrevista, voltando a pedir que todos os países apoiem a Ucrânia.

O chefe de estado ucraniano também falou da sua preocupação com a mulher e os dois filhos que têm em comum, sublinhando que Olena “é patriota e ama profundamente a Ucrânia“, para além de ser “uma excelente mãe“.

Olena declarou que os últimos meses foram os piores da sua vida, mas não tem dúvida que o país sairá vencedor do conflito. A primeira-dama  descreveu que essa é uma “guerra de extermínio” contra o povo ucraniano. “Nas primeiras semanas após o início da guerra ficamos chocados. Depois de Bucha entendemos que era uma guerra destinada a exterminar-nos a todos nós. Uma guerra de extermínio” .

Apesar das boas intenções do casal, não falta quem condene esta entrevista. “Enquanto estiver na guerra, faça uma pose“, ironizou um internauta, enquanto outro comentou: “Uau, eles tiveram tempo para fazer isso no meio da guerra. Impressionante“.

Os comentários censuram o facto de no meio da guerra, o presidente e a sua mulher conseguirem tempo e disposição para se produzirem para serem entrevistados e fotografados. “A posar para uma sessão de fotos enquanto o seu povo está a morrer e seu o país está em chamas…“, comentou outra pessoa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Vogue (@voguemagazine)

Romantizando a guerra, não é, Vogue“, lê-se num comentário da imagem em que Olena posa ao lado de soldados armados na capital Kiev. “Você decidiu tirar uma foto para uma revista de moda e escolheu a guerra (e suas consequências) como pano de fundo??? VERDADE???

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Vogue (@voguemagazine)

Até Ian Bremmer, cientista político, presidente do Grupo Eurasia, uma empresa que faz pesquisas e consultorias de riscos geopolíticos comentou no Twitter: “Zelensky tem feito um trabalho espetacular em derrotar os russos na guerra de informação. Sessão fotográfica em tempos de guerra para a Vogue: uma ideia péssima“. “Eu gosto da capa. Só não acho que o presidente deveria ter participado“, confessou.

Tal como na guerra, nunca haverá consenso nas redes sociais e as opiniões dividem-se.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Vogue (@voguemagazine)